quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Esporte pelo esporte !!

A vida me encaminhou para o lado do esporte, e hoje agradeço a Deus por, durante muitos anos ter me preparado para ser o que sou hoje. Estou a menos de 48 horas de cobrir, através do meu programa esportivo da TVM, mais uma edição dos Jogos Abertos do Paraná. Toda vez imagino que será a mesmiçe de sempre, e que muitos vão ganhar e outros, talvez merecidamente, vão perder. Mas, imaginem só. É só tocar aquelas músicas típicas de abertura de jogos que o arrepio vem imediatamente. Hoje estou do outro lado da linha que envolve o esporte em todos os seus mecanismos de motivação, divulgação e aprendizado. A excitação é a mesma de garoto. Poder retratar todas as suas emoções, estando de perto é algo inexplicável. Tenho batido numa tecla, que muitos ignoram. A comunidade em geral, políticos e poder públicos se preocupam com o imediatismo. No que se pode fazer para diminuir a violência, o consumo de drogas e acesso ilimitado dos nossos jovens aos computadores. Pois bem amigos. São praticamente 80 escolas municipais, e aproximadamente somente sete delas têm professor de educação física efetivamente atuando. O restante vive no ostracismo neste setor. Todos nós sabemos do poder que um profissional de educação física tem sobre seus alunos, e que, de suas atitudes podem estar surgindo novos atletas, ou ainda pessoas que futuramente tenham um pouco mais de respeito e dignidade. Todos nós sabemos que a grande maioria de atletas surgem das classes menos previlegiadas. E, analisando o contexto, as escolas municipais de Ponta Grossa estão inseridas nesta triste realidade. Nossa cidade sofre para criar atletas, mas não é por falta de material humano e nem por incompetência dos nossos profissionais. É porque uma minoria está tendo acesso á atividade física, ou pelo menos aprendendo a dar valor pra ela. Cada vez que presencio o início de uma competição como os Jogos Abertos volto meus olhos pra minha cidade, e vejo quanta incerteza rodeia nossos pequenos em relação ao esporte. E um dia alguém falou pra mim que militar em favor da atividade física, das oportunidades para nossos pequenos através do esporte é coisa que não leva a nada. Me desculpem, mas de ignorância já basta as que os políticos, eleitos por pessoas como estas que fez este triste comentário, já fazem com nosso rico e cego país.