quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Futsal - 1o. adversário do Santa Paula se apresenta

O Guarapuava, primeiro adversário do Santa Paula da chave ouro do campeonato paranaense de futsal, teve sua apresentação oficial feita nesta quarta-feira. Dirigentes e torcida têm expectativa de que o time fique entre os melhores nesta temporada. Os investimentos foram altos, e segundo informações, é a melhor equipe montada nos últimos tempos. Renê, que atuou por Ponta Grossa em 2007, é um dos reforços do Guarapuava.

Umuarama desiste de sediar os Jojup's

O ofício já foi apresentado à Paraná Esporte, e espera por sua homologação, mas extra-oficialmente a cidade de Umuarama desistiu de sediar a fase final dos Jogos Abertos do Paraná. Segundo seus dirigentes, os altos custos de investimento inviabilizariam o custeio do esporte da cidade. A competição está prevista para acontecer entre os dias 08 e 16 de agosto.
JAP's
Enquanto isso as cidades de Cascavel e Pato Branco estão "brigando" para sediar as disputas da fase final dos Jogos Abertos do Paraná. As duas cidades foram vistoreadas esta semana por uma comissão, montada pelo presidente da Paraná Esporte Ricardo Gomyde. A fase final dos JAP's deste ano deve acontecer entre os dias 19 e 27 de setembro.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Atletismo - Wanessa e Aline querem vaga no mundial

Elas praticamente não tivéram férias. Wanessa Zavolski e Aline da Rosa concentram suas atenções na obtenção do índice nos 400m com barreiras, para disputar o Campeonato Mundial Juvenil na Polônia. É o último ano da categoria das duas atletas. Wanessa, atualmente é a primeira no ranking nacional, enquanto que Aline figura na quarta colocação. As pontagrossenses têm alternado seus trabalhos entre academia e corridas nas ruas da cidade. Atualmente Wanessa tem o patrocínio da Tratornew e Aline da Magparaná. Além disso, recebem ajuda de custo da Secretaria de Esportes e Recreação de Ponta Grossa.

Natação - Verônica pode mudar de águas

Em entrevista ao programa Cia. do Esporte, a nadadora Verônica Balsano disse nesta segunda-feira que os resultados, e até mesmo o maior incentivo financeiro podem fazer com que ela futuramente passe a competir somente em águas abertas. "A natação em piscina coberta não tem o mesmo incentivo financeiro que algumas competições em mar aberto" salientou Verônica. Mas, este projeto, segundo ela, neste ano, está fora de cogitação, pois o objetivo maior é obter índice para disputar a Olimpíada de Pequim. Verônica concentrará suas forças na prova dos 200m livres. "Será necessário baixar meu tempo em três segundos" ressaltou a nadadora. Questionada sobre a divulgação de que disputa competições por Curitiba, a atleta afirmou que foi um erro da organização, que fez relação do seu nome com a Academia Gustavo Borges, por quem disputou campeonatos de clubes em 2007. "Sou pontagrossense, nascida aqui e com orgulho de defender o nome da minha cidade. Eles (organização) deveríam ficar mais atentos", explicou Balsano. A jovem atleta, que completa 20 anos, está negociando sua temporada para defender o Clube Curitibano. Até a metade de fevereiro sua situação estará definida. Quanto aos Jogos Abertos ela acredita que está tudo certo para continuar defendendo o nome de Ponta Grossa.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Natação - Verônica Balsano vence em GUaratuba

Uma semana após ficar com o vice-campeonato da travessia de Caiobá a pontagrossense Verônica Balsano subiu ao pódium novamente. Ela venceu a travessia de Guaratuba neste domingo. Não é a especialidade da nadadora, que vem utilizando as provas realizadas no mar como forma de preparação para esta temporada. Só neste ano foram três competições, campeã da travessia de Piçarras-SC, vice-campeã da travessia de Caiobá e campeã da travessia de Guaratuba.
Estranhamente, e credito esta situação ao fato de um possível patrócínio de alguma empresa da capital paranaense, Verônica vem sendo anunciada em suas conquistas como curitibana. Mas, sabe-se da sua origem e o vínculo que ela mantém com a Secretaria de Esportes e Recreação. Hoje (28) ela estará no programa Cia. do Esporte para falar do início da sua preparação para tentar uma vaga na seleção brasileira, e também para os Jogos Olímpicos de Pequim. Se voce não tem tv a cabo acesse http://www.redetvm.com.br/ , e confira o programa em tempo real.

Futsal - Santa Paula pode perder mando de jogo

O supervisor do Santa Paula, Geraldo Machado, o Gegê, viajou hoje para Curitiba, para tratar de uma possível perda de mando de jogo, em função dos incidentes registrados na última partida do time de Ponta Grossa na chave ouro do paranaense de 2007. No empate com o Guarapuava, em que o Santa Paula acabaou dando adeus a competição, um torcedor jogou uma mamadeira com leite num dirigente da federação paranaense de futsal. Em 2007, por muito menos que isso, o time da nossa cidade já havia sido punido.

Contratações

Por outro lado, Gegê anunciou a contratação de oito atletas, dois do grupo passado e seis jogadores de fora. São eles:
Laio, pivô de 20 anos, que atuou no Ulbra, de Canoas – RS
Júnior – ala que atuou do América de Natal
Do américa também veio o ala/beque Valério, de 23 anos de idade
Felipe, de 18 anos, é outro beque contratado. Não há referência do jogador
Foi contratado também o goleiro Olinda, de 18 anos.
O mais experiente é Nelsinho, de 27 anos, que jogou pelo Foz do Iguaçú na temporada passada.
Alguns jogadores de fora ainda farão testes.
Todos os novos contratados têm o aval do técnico Danilo Martins, que chega a Ponta Grossa no dia 7 de fevereiro.
Estão em negociação o goleiro Tiróide, o ala Manta e o pivô Clade. Do grupo do ano passado, Fuça e China já acertaram.

Show de motocross em Ponta Grossa


Ponta Grossa recebeu neste final de semana a 1a. Etapa da Copa Binho Motocross. A competição contou com cerca de 110 pilotos de toda região. Foram disputadas 12 categorias - 9 de velocross e 3 de motocross. Até o final do ano serão mais 10 etapas, passando pelas cidades de Castro, Piraí do Sul, Imbituva, Palmeira, Tibagi e Ventania. Algumas feras do motociclismo paranaense estiveram presentes, e deram um verdadeiro show de habilidade. Destaque também para o pequeno Gabriel Henrique Pietchak, de 10 anos de idade, que venceu a categoria 65 cc. Binho, organizador do evento, mostrou-se empolgado com a presença de participantes e o envolvimento do grande público que esteve em sua pista. A próxima etapa está prevista para acontecer nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Castro.

Operário perde em Curitiba

O Operário realizou nesta tarde (28) um match contra os jogadores do Coritiba que não atuaram neste domingo. Já sem seis dispensados, o Fantasma fez sua quinta apresentação, sendo derrotado por dois a zero. Os gols saíram no segundo tempo, através de Matheus e Carlão. No programa Cia do Esporte desta segunda-feira, voce acompanha o compacto da partida realizada ainda no sábado, contra o Alvorada de Castro.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Operário empata em Castro

Cumprindo sua quarta apresentação visando a disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense de Futebol, o Operário empatou nesta tarde em 1 a 1 com a Alvorada, da cidade de Castro. O jogo foi disputado sob um clima de total inverno, com direito a frio e garoa fina. A equipe castrense abriu o placar 44 minutos do primeiro tempo, através da cobrança de falta do zagueiro Adão. O gol do fantasma veio ao final do jogo, através do atacante Gonzalo, que havia entrado no segundo tempo. Ele aproveitou a sobra na grande área, fintou o zagueiro do Alvorada, e bateu de esquerda no canto direito do goleiro Marcelo.
A partida foi disputada num gramado em condições ruins, o que dificultou o toque de bola das duas equipes. No primeiro tempo o Operário teve maior posse de bola, mas quem chegou com mais perigo foi o Alvorada. O segundo tempo foi truncado, com muitas faltas, e uma expulsão para cada lado. O Operário foi em busca do empate, e acabou abrindo sua defesa. Por pouco o Alvorada não chegou a segundo gol, através do atacante Carlinhos, que ficou cara a cara com o goleiro Dida e chutou para fora. No final, o atacante Gonzalo acabou dando números finais, fazendo juz ao jogo equilibrado.
Perto de 150 pessoas acompanharam o amistoso, inclusive alguns torcedores pontagrossenses. Para o técnico Rodrigo Casca a movimentação serviu para definir quem serão os jogadores que serão dispensados. O Fantasma volta a campo nesta segunda-feira, às 16 horas, contra o Coritiba. O jogo será na capital paranaense.

Operário x Alvorada (Castro)

Hoje (26), o Operário realiza seu quarto coletivo depois da apresentação dos atletas no início deste mês. Até agora o time do técnico Rodrigo Casca não conhece derrota - 6 x 0 Kurashiki, 2 x 0 União Ipiranguense e 1 x 1 Atlético Paranaense. O compromisso desta tarde (16 horas) será contra o time amador do Alvorada, de Castro. Depois desta partida, provavelmente na segunda (28), a comissão técnico do fantasma divulga a lista dos dispensados. Segundo Casca, "quem vier a partir de agora tem que ser titular, ou no mínimo ficar no banco de reservas". Na segunda-feira o Operário deve fazer um coletivo contra o Coritiba, na capital paranaense.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Operário empata com o Atlético-PR

O fantasma de vila oficinas voltou com um empate do jogo realizado nesta quinta-feira (24) em Curitiba. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo. Jajá para o Operário, e Gabriel, para o Atlético fizeram os números da partida - 1 a 1. Foi o primeiro teste mais forte que o time pontagrossense fez na sua preparação para a disputa da Divisão de Acesso deste ano. O técnico Rodrigo Casca gostou da movimentação dos seus comandados, esclarecendo que os dois times puderam jogar com certa liberdade, buscando prevalecer a integridade física dos jogadores. Pelos lados do Atlético, o técnico Ney Franco, que inclusive elogiou a movimentação adversária, utilizou alguns jogadores que não atuaram pelo paranaense no jogo do meio da semana. Na segunda-feira a diretoria do Operário deve anunciar a lista dos atletas dispensados, e sair em busca de peças de reposição. Antes disso, o fantasma joga neste sábado (26) contra o Alvorada, de Castro.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Acesso - Será que vai ter melação?

Olha... quase cai de costas quando lí a notícia no site da Federação Paranaense de Futebol, que dá conta da solicitação por parte a diretoria do Guarapuava pedindo sua inclusão na lista dos participantes do Campeonato da Divisão de Acesso neste ano. O pedido formal até que não é problema, pois assim como a equipe guarapuavana pode pedir, a FPrF, obedecendo o estatuto do torcedor pode dar parecer negativo. Mas, o que me assustou foi ver frases transcritas como: “Nosso Departamento Jurídico ainda analisa a situação, e enquanto não há uma definição sobre o número de participantes, vamos receber as solicitações de inscrição. Se não pudermos incluí-los na segundona, analisaremos a criação de uma terceira divisão”, dita pelo presidente Walter Xavier.
Tenho medo quando escuto o termo "nosso departamento jurídico está analisando". Isto significa então, que pode haver uma vírgula no estatudo do torcedor que abra o precedente para outras equipes, além das oito confirmadas pela própria FPrF, que poderíam participar da Divisão de Acesso?
Me desculpem, nada contra o Guarapuava ou qualquer outra equipe que tenha esta pretenção, mas por que sempre tem alguém procurando furos em normas, regras, leis ou sei lá, como queiram entender, para beneficiar algo ou outros. Será que esta Divisão de Acesso pode virar uma melação só? Como entender? Depois que a Federação Paranaense de Futebol anuncia que deve seguir o estatuto do torcedor, que confirma a participação dos oito times, e que entram outros interessados se houverem desistências, de uma hora para a outra, dizer que seu departamento jurídico está analisando. Vá entender. Esta matemática é muito confusa, e muitas vezes nosso glorioso esporte, neste caso o futebol, acaba sendo a reprodução das incertezas que rondam nossa política e até a própria integridade dos seres humanos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Federação reúne dirigentes do basquete

Já em franca atividade, a FPrB - Federação Paranaense de Basketball, agiliza-se para fazer seus filiados tomarem ciência do calendário de 2008. A previsão é de que as competições de base sejam encerradas até o final da primeira quinzena de outubro. Segundo o presidente da entidade, Amarildo Rosa, a intenção é finalizar os campeonatos antes das eleições. "Sabemos que muitas equipes dependem do poder público para participarem dos nossos campeonatos, e realizar finais após outubro significa perder alguns times finalistas", comentou o dirigente. Os representantes das equipes da região sul do estado têm encontro marcado na sede da FPrB, em Curitiba, no dia 23 de fevereiro. Na pauta estarão a discussão sobre a fórmula de disputa das competições, as faixas etárias das categorias de base e a disponibilidade de cada time em receber seus jogos. A expectativa em relação a Ponta Grossa, é de que, a exemplo de 2007, o Clube Ponta Lagoa e o Sepam/Unimed sejam os representantes da cidade.

Associação Master confirma data do Torneio Mayr Facci

Integrantes do basquete veterano de Ponta Grossa estiveram reunidos com a diretoria da Associação Paranaense de Basquete Master na última semana. Na pauta da reunião foi discutida a data de realização do X Torneio Mayr Facci de Basquete. A competição acontecerá entre os dias 1º e 4 de maio, em Ponta Grossa. O evento atrai atletas de todo Brasil, e sempre é dividido em categorias. Esta edição terá quatro faixas etárias - 19 a 31 anos, 32 a 45 anos, 46 a 59 anos e 60 anos acima. O homenageado Mary Facci completa 81 anos de vida, e deverá participar de um jogo festivo, reunindo ex-colegas de equipe. Em 2007 o Torneio Mayr Facci contou com a presençca do presidente da Federação Brasileira de Basquete Master, o consagrado Marcos Abdala, o Marquinhos e outros grandes jogadores de diversas gerações do basquete brasileiro.
Nos próximos dias os dirigentes de Ponta Grossa estarão reunidos conosco, a fim de tratar do regulamento da competição. Como é de praxe, o torneio é finalizado com uma grande confraternização no Rancho Dallas, local onde reside Mayr Facci.

Acesso - Reunião dos oito com nove?

O empresário Chico da Bracol reuniu nesta segunda-feira, os representantes dos oito clubes que irão disputar a divisão de acesso do paranaense de futebol. Embora a Federação Paranaense já tenha confirmado este número, inclusive obedecendo o estatuto do torcedor, os clubes querem garantir a união em torno da causa. No entanto é, que ontem (21) assinaram ata, que será entregue a entidade responsável pelo futebol paranaense. Somente o Francisco Beltrão não se fez presente, mas enviou documento mantendo a posição dos demais participantes.

Reunião dos 8 com 9 representantes?

Uma situação inusitada foi vivida em vila Oficinas nesta segunda-feira. Um representante do Astrel, empresa de Maringá que teria ficado com a vaga do Pitanguense, sem ser convidado, apareceu para o encontro. Na outra ponta, o representante do Pitanguense tinha em mãos alguns documentos, que, segundo ele, teríam sido falsificados para relatar da FPrF que o Pitanguense estaria passando a vaga para o Astrel. Num certo momento ouvimos o dirigente do Pitanguense dizer: "este cara é louco, não sei nem o que ele está fazendo aqui, pois não foi convidado" - falando sobre a presença do dirigente do Astrel. Fato é que colocaram o rapaz de lado, e o grupo seguiu com a reunião normalmente.

Verônica Balsano vai bem em provas no mar

Verônica Balsano, nome forte da natação pontagrossense da atualidade, vem se destacando nas provas de travessias no mar neste início de temporada. Embora não seja sua "praia", no dia 05 de janeiro ela conquistou o título da Travessia de Piçarras - SC, e no último final de semana ficou em segundo lugar na Travessia de Caioba. A atleta permanece no litoral paranaense, e neste final de semana (27) disputará a travessia de Guaratuba. Este é um ano especial de de muita expectativa para a nadadora, que vê a oportunidade de pela primeira vez estar integrando a seleção brasileira. Na verdade são milésimos de segundos que a separam do feito. Em 2007 Verônica foi soberana nas piscinas paranaenses, conquistando várias medalhas de ouro e batendo nada mais, nada menos do que três recordes estaduais - um deles já durava 13 anos. Na próxima segunda-feira(28) ela estará em nosso programa falando das projeções para este ano.

Futsal - Santa Paula estréia em casa

O Guarapuava será o primeiro adversário do Santa Paula, dia 22 de março, no ponta-pé inicial do Campeonato Paranaense da chave ouro. Os pontagrossenses farão na primeira fase oito jogos em casa e sete fora. Se resolver as questões relacionadas a prestação de contas dos R$ 10 mil reais repassadados pela prefeitura de Ponta Grossa e também dos borderôs das rendas dos jogos realizados na cidade no ano passado, a partida deverá acontecer no Ginásio Oscar Pereira. Em entrevista ao programa Cia. do Esporte (TVM Canal 14) neste segunda-feira, o diretor Milton Anfilo afirmou que até o dia 31 de dezembro isto não havia acontecido, e que, se o Santa Paula não regularizar a situação corre o risco de ficar sem o apoio da administração pública. Confira a relação dos jogos na chave ouro.
1º jogo Guarapuava (casa) 22 de março; 2º jogo Maringá (casa); 3º jogo Pato Branco (fora); 4º jogo M.Cândido Rondon (casa); 5º jogo Londrina (fora); 6º jogo Palotina (casa); 7º jogo Cianorte (fora); 8º jogo Medianeira (casa); 9º jogo Umuarama (casa); 10º jogo Francisco Beltrão (fora); 11º jogo Toledo (casa); 12º jogo Cascavel (fora); 13º jogo Foz do Iguaçu (casa); 14º jogo Campo Mourão (fora) e 15º jogo Paranavaí (fora) 27 de junho .

domingo, 20 de janeiro de 2008

Paranaense de Futebol - 1a. divisão com rendas de 3a.


Algumas rendas da rodada do futebol paranaense da primeira divisão neste final de semana, apontam um público de terceira. Londrina e Engenheiro Beltrão ainda tiveram uma presença razoável de torcedores - pouco mais de 5.800 pagantes. Mas, Lusa e Paranavaí tiveram 205 torcedores, para uma renda de R$ 1.406 reais - não paga direito nem a taxa de arbitragem do jogo. Aqui perto, nem o Iraty foge da relação das baixas rendas. Foram 702 torcedores, para uma renda de pouco de R$ 4 mil reais. É o futebol paranaense, que em sua maior parte não oferece atrativos para receber bons públicos.

Com certeza a presença Operariana em 2009 ajudaria a diminuir um pouco números tão pequenos. No Germano Kruger a torcida do fantasma é show de bola. Fica a expecativa para que este ano tudo dê certo.

Guarani completa 80 anos de existência

O Clube Guarani comemora seus 80 anos de existência, no próximo sábado, dia 26, com um jantar dançante. É inegável que a data marca também o resurgimento de um dos clubes mais tradicionais da cidade, que durante alguns anos andou meio apagado. Com instalações bem cuidadas, atividades constantes e um ambiente extremamente seguro, o Clube Guarani vem atraindo a cada dia novos associados.
Futsal
Durante os próximos anos a presidência estará a cargo de Luiz Antonio Maciel, que assumiu em agosto de 2007. A diretoria está na ativa, e após anunciar a saída da parceria com o futsal do Santa Paula, o clube quer voltar suas atenções às categorias de base. Uma das investidas deste ano seria uma parceria com o futsal do Colégio Sepam. "O Larinha é cria nossa e também é o técnico do Sepam. Teremos o maior prazer em ajudar na formação de novos valores do salonismo pontagrossense"afirmou Maciel.
Basquete
Os veteranos do basquete da década de 60 do Clube Guarani sabem muito bem o que representa aquela quadra descoberta, piso de cimento, que existe atrás da cancha de bolão. Pois bem. Ela está sendo reformada, e dentro de no máximo 30 dias, se o tempo ajudar, estará prontinha para a prática da modalidade. Dentre as atividades previstas para sua reinauguração estão um treinamento que ofereceremos para os filhos dos associados - quase que uma clínica de basquete para a garotada, e um jogo entre nossos basqueteiros veteranos, que hoje em dia batem bola no Ginásio Borell Du Vernay. Deverão ser convidados os ilustres Oscar Pereira, Hudson Zanoni, Carlan Zulian e outros.

Veja a 1a. rodada do futebol amador de PG

Durante o encontro da última sexta-feira (18), a Liga de Futebol de Ponta Grossa sorteou os jogos da primeira rodada da Divisão Especial, que terá 12 times. Confira os confrontos:
1a. Rodada - 02 de março
União Campo Alegre x Santo Antonio
ARCAMP x Kurashiki
América x AABB
U.Ipiranguense x Itaiacoca
Santa Paula x Valada
Olinda x Palmeiras

Umuarama x Guarapuava abrem estadual de futsal

O Umuarama, campeão de 2007, e Guarapuava abrem o Campeonato Paranaense da Chave Ouro, no dia 15 de março. Esta será a primeira partida da competição, que terá os demais jogos somente no dia 22. A novidade da chave ouro é que, além da entrada olímpica, todas as partidas terão a execução do hino nacional.

Santa Paula
Antes de pensar em contratações e a chave ouro, a diretoria do Santa Paula tem que fazer sua prestação de contas, referente a Lei de responsabilidade fiscal, da verba repassada pela prefeitura, no valor de R$ 10 mil reais. Além disso, a equipe tem que apresentar os borderôs das rendas dos jogos realizados em Ponta Grossa em 2007. Segundo informações, a coisa tá meio enrolada, e o time pontagrossense corre o risco de não poder jogar nem no Oscar Pereira, nem no Zukão, caso as contas não sejam aprovadas.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Operário vence jogo treino

Jogando na cidade de Ipiranga, o Operário Ferroviário derrotou na tarde deste sábado (19) o União Ipiranguense por dois a zero. Os gols foram anotados por Gonzalo e Alan. O time do técnico Rodrigo Casca deverá jogar no próximo final de semana em Castro.

Futsal - Chave ouro inicia dia 22 de março

Foi realizado neste sábado o arbitral da Federação Paranaense de Futal sobre o cmapeonato paranaense de chave ouro. O encontro aconteceu em Campo Mourão, e praticamente nada muda em relação ao ano passado. O campeonato, embora Umuarama e Cascavel tenham solicitado para que iniciasse antes, ficou definido que começa no dia 22 de março. Outra mudança diz respeito ao mata-mata da terceira fase, que passa a ser decidido em três partidas - em 2007 eram apenas duas - com os dois últimos jogos acontecendo na casa do time de melhor campanha. Assim, o Santa Paula, de técnico novo, terá condições de fazer suas contratações com tranqüilidade, e trabalhar bem sua pré-temporada.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Futsal - Técnico do Santa Paula vem da Espanha

Após o anuncio de Gegê como supervisor da equipe de futsal do Santa Paula, o presidente Nereu Malaquias anunciou nesta tarde o nome de Danilo Martins como técnico para a temporada. "Ele foi indicado através do Anderson, que atuava em nossa cidade", ressaltou o dirigente. Danilo tem cursos na Espanha, e vem atuando há vários anos na função, inclusive com passagens no futsal da Europa, Gaúcho e Cearense, onde dirigiu o Banfort. O novo treinador deve se apresentar no próximo dia 28, quando serão confirmadas também algumas contratações. Boatos dão conta de que o forte contato que Danilo mantém com técnicos brasileiros, poderá trazer vários jogadores jovens para defender o Santa Paula. "Estabelecemos R$ 20 mil reais mensais para salários dos atletas, mas ainda estamos sem patrocínios", disse Nereu. Um dos contatos seria o time catarinense da Malwee. O Santa Paula deve definir também nos próximos dias, qual o nome do profissional que trabalhará com a preparação física.

Divisão Especial do amador terá 12 equipes


Doze times irão disputar do Campeonato de Futebol Amador de Ponta Grossa, que define também os dois representantes da cidade na Taça Paraná. A reunião de hoje contou com 80% dos clubes participantes. O campeonato será realizado na primeira fase com jogos entre todas as equipes e pontos corridos. O presidente César Pitela, afirmou que a Liga terá que cobrar as arbitragens por partida, pois as contas da entidade ainda encontram-se no Tribunal de Contas, e nenhuma verba do ano passado foi repassada para a Liga.
Outra novidade deverá ser a apresentação obrigatória em cada partida, da carterinha que será fornecida pela Liga de Futebol. "Já no primeiro jogo estaremos cobrando dos atletas, e com a identidade eles não poderão jogar", esclareceu Pitela. O futebol da divisão especial inicia no dia 02 de março.

Liga confirma jogo do campeonato master

Durante o arbitral do Campeonato de Futebol Amador da Divisão Especial, da Liga de Futebol de Ponta Grossa, realizado na noite desta sexta-feira (18), ficou definido que o jogo entre Cruzeiro e Unibox, que definirá quem disputará a final contra o Guarani, será realizado no dia 17 de fevereiro, final de semana depois do carnaval. Na oportunidade somente o representante do Cruzeiro compareceu para acatar a decisão. Será que o Unibox entrará em campo?

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ponta Grossa nos Jogos Abertos Brasileiros

Após o carnaval finalmente nosso país começa a andar de novo. Para a Secretaria de Esportes há uma tarefa de imediato - preparar as equipes de basquete e futsal feminino, campeãs nos Jogos Abertos de Toledo, e que serão as representantes do Paraná nos Jogos Abertos Brasileiros. O torneio nacional já tem data e local definidos. Entre os dias 23 e 27 de abril a cidade catarinense de Jaraguá do Sul recebe os campeões de cada estado. No futsal feminino o técnico Wilson Bian Júnior deverá manter a mesma equipe de 2007, inclusive com as duas Curitibanas que deram boa estrutura nos Jap's do ano passado. Com o basquete feminino a técnica Carmen Silva deverá tentar levar o mesmo grupo. Quem anda por Ponta Grossa, sem equipe por enquanto, é a ala/pivô Flávia Petroski, que vem negociando sua ida para Portugal. Conversando conosco hoje, ela afirmou que pode ficar no primeiro semestre em nossa cidade, mas que o teto salarial oferecido pelo projeto da SER é muito baixo. Flávia, que já foi seleção brasileira infanto-juvenil, quando ainda jogava pelo Colégio Sepam, tem 1,80m, e jogou por seis anos no basquete paulista. Seria um ótimo reforço para Ponta Grossa, mas realmente o incentivo financeiro está distante do que a atleta ganhava em Santos, última equipe da pontagrossense.

Futsal - Ponta Grossa tem representante na chave prata

O Ponta Sul, que em 2007 disputou a chave bronze, sendo eliminado na primeira fase da competição, está confirmado como representante de Ponta Grossa na chave prata do Campeonato Paranaense de Futsal. Já no ano passado, o dirigente responsável pelo time, dizia que era um grupo modesto, que vivia de recursos na empresa que dava o nome à equipe. A expectativa para este ano é que o Ponta Sul tenha se estruturado um pouco mais, pois, em se mantendo o mesmo plantel do ano passado, dificilmente os pontagrossenses chegam longe na competição. O grupo era aguerrido, lutador em quadra, mas somente isto não dá respaldo para boa representação.

Amistosos - todo cuidade é pouco

Bem é verdade, que quando voce leva uma equipe para fazer um jogo amistoso, quanto mais ele se aproximar da realidade de uma competição normal, melhor será para a preparação. A contusão é inerente ao jogo, e em muitos casos, ela acorre sem que haja o contato físico. Mas, no caso no Operário Ferroviário, que está em vias de fazer seu segundo coletivo contra um time do futebol amador da cidade, é bom ter algumas precauções. Uma delas é conversar com o pessoal do União Ipiranguense e mesmo com os atletas do Fantasma, e simplesmente fazer este lembrete - é uma partida com objetivos que precisam ser iguais, ou seja, o resultado é segundo plano. As duas equipes se preparam para campeonatos importantes, respeitando-se as proporções de cada um deles, e se torna fundamental não se expor. O jogo é importante, mas, neste caso, serve somente para avaliar movimentação. Na partida contra a Kurashiki, no último sábado, por alguns instantes, os dois times esqueceram disso. De um lado, precisamos de um time inteiro para iniciar a caminhada de volta para a divisão principal do futebol paranaense. De outro, as equipes amadoras precisam saber que todo mundo trabalha no dia seguinte, e se torna fundamental estar bem fisicamente.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Wanessa Zavolski lidera enquete do atletismo


A vários dias a Federação Paranaense de Atletismo está promovendo uma enquete para apurar os melhores da temporada de 2007. Nossa barreirista Wanessa Zavolski lidera na categoria juvenil, com 194 votos, contra 129 de Aline Fernanda dos Santos. Wanessa é o maior nome do atletismo pontagrossense dos últimos anos, com passagens por seleções brasileiras de base, e próxima de brigar por uma vaga olímpica. Em 2007 ela venceu o campeonato brasileiro sub-23, na prova dos 400m sobre barreiras. Detalhe, a pontagrossense completa neste ano 19 anos de idade. Em novembro ela foi homenageada na nossa festa Mérito Desportivo, onde, pelo segundo ano, recebeu o troféu de destaque individual em competições nacionais. Caso voce queira dar mais um empurrãozinho à nossa representante é só acessar http://www.atletismofap.org.br/enquete2007.html, indo na categoria juvenil feminino, e clicando em Wanessa Zavolski.

Presidente da Liga de Futebol desabafa

Conversamos nesta tarde com o presidente da Liga de Futebol de Ponta Grossa, César Pitela. O objetivo era saber mais a fundo sobre a história de Cruzeiro e Unibox, confronto que aconteceu ainda nas quartas-de-final do campeonato de futebol amador da cidade, que teve bandeira que não era bandeira atuando, gol de mão validado e pancadaria. O Cruzeiro se sentiu prejudicado, pois justamente o gol inválido lhe tirou das semi-finais. Pois bem. Junto com o recursos do Guarani - já amplamente relatado no nosso blog, o Cruzeiro recorreu e venceu. Então, agora a Liga vai realizar outro jogo entre Cruzeiro e Unibox, onde o primeiro joga por um simples empate. Se isto acontecer o Cruzeiro será o outro finalista do certame. Durante a conversa, César Pitela desabafou: "naquele jogo as duas equipes haviam acordado em jogar com um bandeira improvisado, e agora dizem que nada foi tratado. Não dá pra confiar mais em ninguém". Pitela marcou o arbitral da divisão principal para o próximo dia 18, e com a presença dos dois representantes de Unibox e Cruzeiro, deverá definir a data da nova partida. "Daqui pra frente vai ser tudo no papel, assinado por todo mundo", finalizou Pitela.

Futsal - No oeste também tem primo pobre

Não é só o Santa Paula que vem encontrando grandes dificuldades para montar sua equipe para a temporada do futsal paranaense. O Palotina, time que subiu da prata, também está sem pai nem mãe. A equipe contava até então, com o apoio da administração municipal, mas, segundo o site radiogol.com.br, o receio da lei de responsabilidade fiscal, que não vê com bons olhos a aplicação de recursos públicos em esporte profissional, fez com que o futsal palotinense ficasse a ver navios. Santa Paula e Palotina vivem situações identicas. Sem recursos, e buscando patrocinadores, as duas equipes ainda nem definiram que serão seus técnicos, e qual será o nível dos seus plantéis. Nunca imaginei que nosso representante se tornasse mais um primo pobre do futsal paranaense.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Fio confirma saída do Santa Paula


Em entrevista ao programa Cia. do Esporte, o ala Fio, prata da casa, confirmou sua saída da equipe do Santa Paula. Destaque do time nas temporadas de 2006 e 2007, quando ajudou nas conquistas das chaves bronze e prata respectivamente, Fio afirmou que sua inteção é melhorar profissionalmente, e que está aberto a conversações para um futuro retorno ao time pontagrossense. Quando ao Santa Paula, ele acredita que Nereu, presidente do Clube, deverá fazer um bom trabalho neste ano.

O ala foi contratado pelo Três Coroas, do Rio Grande do Sul, que irá disputar a série ouro do campeonato gaúcho, e a Copa Sul, que envolve representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Operário mostra novas caras em jogo treino


A partida foi contra o time de futebol amador de Ponta Grossa, o Kurashiki, e o técnico Casca aproveitou para observar melhor os novos contratados do Operário Ferroviário. Os seis a zero aplicados contra o bom Kurashiki não tivéram muita representação para o treinador, pois "o objetivo era o de monitorar a movimentação alvi-negra", relatou Casca ao final do treino, que teve dois tempos de 40 minutos - três a zero no primeiro tempo, e três a zero no segundo. Anotaram para o fantasma Madja(2), Thiago(1), Gonzalo(1), Gilberto(1) e Tinga(1). O Coletivo foi movimentado, e atraiu a atenção dos torcedores de plantão. Alguns, já vacinados com a empolgação de outros anos, preferiram ponderar, e falar que o fantasma pode melhorar bastante.

Na próxima semana o Operário deve enfrentar outro time amador da cidade. Daí, já com Casca podendo mostrar um pouco do seu esquema de jogo para 2008. Alguns atletas nitidamente ainda sentiram a falta de condicionamento físico - mais do que normal para um time que iniciou a temporada nesta semana. O paranaense da divisão de acesso inicia no final de março, e até o dia 20 de fevereiro o elenco deverá ser apresentado oficialmente à sua torcida. Segundo o dirigente Chico da Bracol, a partida será contra um time grande do futebol brasileiro. "Estamos em conversa adiantada com o São Paulo, mas se eles não viérem já temos outro grande time na manga".

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Futebol Master só depois do carnaval

A diretoria do Clube Guarani confirmou nesta tarde (11), que a final do Campeonato de Futebol Master de Ponta Grossa deverá acontecer somente após as comemorações do carnaval. Enquanto isso, as equipes se preparam para a grande decisão do título de 2007, que será definido em duas partidas. Os confrontos deverão acontecer no Estádio Joaquim de Paula Xavier. Isto porque, o Unibox não apresentou nenhum nome para mandar seus jogos no início do campeonato.

Murilo - ex-basqueteiro e agora pugilista

Como este mundo dá voltas. Ha cinco anos atrás Murilo "Negrão", como é conhecido hoje entre os pugilistas do Paraná, era tido como uma grande promessa do basquete. Era alto para a idade, e seu vigor físico dava inveja aos atletas adversários. Foi campeão paranaense, e até tentou seguir carreira no time adulto, mas, não se sabe porque, perdeu o interesse. Ruim para o nosso basquete, bom para o pugilismo, que vê a possibilidade de ter um pontagrossense até brigando por uma vaga olímpica. Murilo completa neste ano 19 anos de idade, e já detém o vice-campeonato paranaense na categoria até 85 Kg. Detalhe: ele não tem completos ainda, dois anos na modalidade. Sucesso garoto. Que o box lhe dê as perspectivas que voce não encontrou no basquete.

Quer fazer sua crítica ou contato?

Prezado amigo leitor. Deixo aqui meu e-mail para que voce possa emitir seu comentário, ou até mesmo dar sugestões de pauta, não só para nosso blog, mas também para o programa Cia. do Esporte, o qual somos responsáveis. É claro, nem sempre dá para acompanhar tudo, mas na medida do possível faremos a cobertura. Se voce tiver fotos do evento, e demais detalhes, manda para nós. Analisaremos o material, e se estiver tudo ok, estaremos publicando.Temos percebido que o acesso está legal, por isso, abrimos mais este espaço. Anote lá:
e-mail - benhurchiconato@yahoo.com.br
msn - benhurchiconato@hotmail.com

Santa Paula nas últimas colocações do paranaense de futsal

No ítem organização e ação a temporada de 2008 não começou bem para o representante de Ponta Grossa na chave ouro do futsal paranaense. Depois de perder parceiros importantes, como Clube Guarani e Tércio Miranda, a equipe cancelou uma coletiva que seria dada nesta quinta-feira (10), para anunciar o nome do novo técnico e alguns contratados.
Sem dinheiro em caixa e sem perspectiva de valores concretos, o atleta, dirigente e porta-voz do time, Chinna, afirmou que tudo foi protelado para o final do mês, quando o Santa Paula, deve inclusive, iniciar seus treinamentos.
Por isso, o time da nossa cidade larga bem atrás dos principais concorrentes ao título do estadual da chave ouro. Isso quer dizer que o trabalho, quando for iniciado, deverá ser em dobro, pra tentar alcançar a turma da frente, casos de Umuarama, Cascavel, Pato Branco, Francisco Beltrão e outros.

Jornalista esportivo no Cia. do Esporte

Alexandre Costa, destaque dentre os novos jornalistas esportivos da nova geração, estará no programa Cia. do Esporte nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro. Na pauta a analise e discussão sobre as tendências do nosso esporte para este ano. Alexandre tem acompanhado de perto as ações no Operário Ferroviário, bem como o desenvolvimento do nossos esporte amador. Boa oportunidade para começar o ano por dentro das novidades do nossos esporte.
Milton Anfilo, diretor da Secretaria de Esportes e Recreação, será outro convidado a bater um papo com a gente. O Cia. do Esporte vai ao ar segunda, na TVM Canal 14, a partir das 22 horas.

Operário faz coletivo com a Kurashiki

O técnico Casca poderá ver em ação neste sábado, as contratações do Operário Ferroviário para a temporada de 2008. Até esta sexta-feira já estavam confirmados 24 jogadores, e a diretoria alvi-negra resolveu dar um tempo a mais para a queles atletas que ainda não chegaram. O jogo deste sábado, dia 11 de janeiro, acontecerá às 16h30, no campo da Kurashiki, equipe que disputou o campeonato de futebol amador da cidade.

Adeus Fio, Emerson e Erkson

Os três garotos de ouro do futsal de Ponta Grossa não vestirão a camisa do Santa Paula neste temporada. Fio iniciou em 2006 como titular. Emerson e Erkson aproveitaram as atuações ruins dos colegas de posição para também terminarem o ano em alta. Os três já assinaram com o time de Três Coroas, do Rio Grande do Sul, e serão comandados por Nelson Bavier, o Nelsinho, o mesmo técnico que dirigiu o time da nossa cidade no início da temporada passada.
Perde em muito a futura equipe de Ponta Grossa.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Seletiva de vôlei em Ponta Grossa

Não está confirmado, mas a possibilidade é grande. A seletiva escolar de vôlei masculino, que definirá o representante brasileiro na olimpíada mundial, poderá ser realizada em Ponta Grossa. Informações dão conta que o COB - Comitê Olímpico Brasileiro é quem custeará todas as despesas de viagem - antes ela era bancada pela equipe representante. Isto se torna um entrave a menos na vida dos times brasileiros.
O Neo Master/Águia Sistemas/SER entrará na briga pela vaga. Em 2007 o time dirigido pelo técnico Dalmo Souza ficou com o vice-campeonato estadual, perdendo para Maringá na final do colegial paranaense. O time do norte do estado mais tarde se tornaria campeão brasileiro. Na época o Neo Master tinha uma equipe mais nova, e pode estar chegando a hora dos meninos de Ponta Grossa. Este ano, a base do time é a mesma de 2007. Fica a torcida.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Robertinho longe do pódium

O fundista pontagrossense, Roberto de Oliveira, o Robertinho chegou na 70a. posição na Corrida de São Silvestre, ficando longe das suas expectativas. O atleta pensava em terminar pelo menos entre os 15 primeiros colocados. Robertinho chegou a liderar a prova por alguns minutos, mas não aguentou o rítmo e ficou para trás. Sua intenção é treinar em lugares mais altos neste ano para se preparar melhor para a prova.

Operário em rítmo acelerado

A casa vai tomando forma, com a chegada nos novos contratados do Operário Ferroviário. Alguns já vêm em definitivo, e outros ainda passarão por uma bateria de testes. De qualquer forma, uma arrancada mais madura do nosso fantasma para a temporada de 2008. O caminho é este aí - planejamento e pessoas certas nos lugares certos.

Futsal sem Guarani

Antonio Carlos Maciel, presidente do Clube Guarani, anunciou neste domingo, que dificilmente o clube será parceiro do Santa Paula Futsal na temporada de 2008. Segundo ele, as atenções estarão voltadas para uma parceria com o Colégio Sepam no futsal de base. Assim, o Santa Paula leva seu primeiro revés já no início no ano.