sábado, 29 de dezembro de 2007

Fim de ano. Tempo de avaliações .

Ponta Grossa não é exceção dentre as cidades brasileiras, onde alguns segmentos do esporte se dão bem, e outros bem tanto. Podemos dizer então, que 2007 foi bom? Sim e não. Sim, porque vejo o esporte escolar cada vez mais forte, com as equipes e atletas, tanto de colégios particulares como estaduais, se destacando ano a ano. Penso que, em sua maior parte, o esporte competitivo saiu dos clubes para se acomodar nas escolas, pelo menos até a faixa etária de 17 anos. Depois disso, a sorte cuida do destino de cada um.
Nosso futebol amador e sua falida Liga estão indo aos trancos e barrancos. César Pitela, por mais idealista que seja, por mais batalhador que seja, não tem o respaldo devido perante a comunidade futebolística. Organização e dinheiro são os grandes problemas da Liga de Futebol de Ponta Grossa, que precisa aprender que tudo deve ser documentado, e andar na risca. Neste ano, mais uma vez, a decisão do campeonato master sai somente no ano posterior - 2008. Vaciladas e ingenuidades da comissão disciplinar da entidade.
Nosso futebol profissional também deixou a desejar. Uma direção mais caseira e birrenta do que competente, deixou escapar uma vaga para a divisão principal do futebol paranaense. Técnico que ganha e é mandado embora. Técnico que apanha de goleiro. Técnico que é dispensado do grupo no corredor do hotel. Enfim, o Senhor Jocelito Canto até tentou, mas não dá pra conduzir futebol de elite com amadorismo.
Por falar em amadorismo, que pixotada deu o nosso futsal. Campeão das séries bronze e prata, o Santa Paula chegou como sensação e saiu como frustração. Foi um festival de erros. Jogador sendo contratado por foto. Jogador contratado a peso de ouro. Jogador contratado a peso de amizade. Enfim, uma inflacionada legal no mercado, que teve no time pontagrossense uma das maiores folhas de pagamento do estadual da chave ouro. Lições aprendidas - e espero que isto tenha acontecido - ao um custo financeiro muito alto. Para 2008, tudo está indefinido, e a possibilidade de perder os poucos bons valores que ficarão, são grandes.
Palmas para nosso automobilismo. Marcelo Tatscht e Carlos Alexandre Vaz, no Fusca Cross e Turismo respectivamente, foram nossos grandes campeões da velocidade na terra. As promoções do Ponta Grossa Mótor Clube também foram positivas, e certamente atrairão mais público no ano que chega.
Meu programa apresenta na próxima segunda-feira, dia 31 de dezembro, a partir das 22 horas, na TVM, Canal 14, uma retrospectiva dos eventos que fizemos cobertura. Boa oportunidade para ver bons e maus momentos do nosso esporte.
Amigos retorno em janeiro. Agora vou curtir um descanso merecido. Grande abraço à todos, e muito esporte no ano que vem.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Futebol Master - Guarani vence no TJD e fará final da temporada

O julgamento realizado na tarde de hoje (quarta-feira), na sede da Federação Paranaense do Futebol, pôs fim ao caso Clube Guarani contra Comissão Disciplinar da Liga de Futebol. Ao final, o time bugrino teve vitória esmagadora, por oito votos a zero, se credenciando como um dos finalistas do Campeonato de Futebol Master de Ponta Grossa.
O alvi-negro havia derrotado o Clube Verde, na segunda partida da semi-final, por três a um. Após o jogo, a Comissão Disciplinar da Liga denunciou a utilização irregular do meia Maurinho, que não constava numa lista fornecida para a entidade no início da competição. Levado a julgamento em Ponta Grossa, o Guarani perdeu em duas oportunidades, sendo eliminado da competição. Sua diretoria entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça Desportiva. Enquanto isso, a Liga promoveu a primeira partida da final, entre Clube Verde e Unibox, mesmo tendo recebido fax na véspera da partida, segundo a própria Federação Paranaense de Fubteol, informando da realização do julgamento.
Na sessão de hoje, os representantes do Clube Guarani, juntamente com o advogado da equipe, Bachir Fayad, apresentaram documentação que comprova a situação regular do atleta. "Apresentamos todas as provas, inclusive a carteirinha do Maurinho, fornecida pela própria Liga de Ponta Grossa. A justiça foi feita, e agora ganhamos o direito de fazer a final, dentro e fora de campo", comemorou Tatinho, técnico e vice-presidente do Clube.
Com isso, a partida entre Unibox e Clube Verde está anulada, e o Clube Guarani ganha o direito de fazer a final do futebol Master de 2007. Pelo segundo ano consecutivo, a decisão de quem fará a final do certamente sai no tapetão, e agora, o campeão da temporada só será conhecido em 2008.

Futsal pontagrossense perde pratas da casa

Ainda não é oficial, mas boatos dão conta de que Erikson, Fio e Emerson já não pertencem mais a equipe do Santa Paula. Liberato, dirigente do time de Guarapuava, falou nesta segunda-feira para um amigo nosso, que já teria acertado com o artilheiro Erikson e o ala Fio. Segundo esta pessoa os dois inclusive, já teríam assinado contrato.
Outra informação, esta dada pelo próprio jogador, é de que Emerson estaria para acertar com Umuarama ou Cascavel. Com a saída do Cascavel da Liga Nacional, por não ter renovado o contrato com a Dalponte - dona da vaga, provavelmente o ala pontagrossense dará preferência para o Umuarama.
Nereu Malaquias, presidente do Santa Paula, terá que se agilizar na busca de patrocínios, pois nossa cidade corre o risco de ficar com os já experientes jogadores para a temporada de 2008.

Julgamento do Master deve sair hoje

Estava previsto para a última segunda-feira, o julgamento do caso Guarani contra a comissão disciplinar da Liga de Futebol de Ponta Grossa, que foi para no TJD da Federação Paranaense de Futebol. Dois auditores não compareceram, e o julgamento foi marcado para hoje a noite. O bugre do jardim américa foi eliminado do campeonato, pela utilização irregular do meia Maurinho. A diretoria do Guarani não aceitou a decisão, e promete recorrer até as últimas estâncias para ficar com a vaga garantida em campo na final do certame deste ano.
De qualquer forma o campeonato de futebol master só será definido em 2008.

Tênis de mesa em alta


O Tênis de mesa pontagrossense voltou do Campeonato Brasileiro com três medalhas - uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Na disputa por equipes, Wesley da Cruz, do Colégio Sepam, ficou com o vice-campeonato da categoria pré-mirim. O veterano Fabiano Gioppo conquistou a medalha de bronze da pré-senior. Mas, o grande resultado foi conquistado por Égon Lovato, que arrematou a medalha de ouro na categoria novatos. A competição aconteceu em Vitória, Espírito Santo, na última semana.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Federação de Basquete premia programa Cia. do Esporte


Estivemos nesta segunda-feira em Curitiba, onde acompanhamos o jantar de encerramento da Federação Paranaense de Basketball. Na oportunidade três pontagrossenses receberam homenagens como os melhores da temporada de 2007. Kênia da Silva (cadete) e Diego Faust Infantil) foram destaques em suas categorias na temporada. Ambos atuam pelo Sepam/Unimed. Gustavo Moreira (juvenil) do Ponta Lagoa/SER também recebeu homenagem.

Fizemos também, as partes de mestre de cerimônias, e qual foi nossa surpresa ao sermos anunciados como um dos destaques no ano. O Programa Cia. do Esporte vem fazendo história dentro do Paraná, e, após receber o reconhecimento da Câmara de Vereadores da cidade e imprensa local, acabou sendo agraciado como destaque no ano, também em âmbito estadual.

Ficamos felizes pelo reconhecimento, e mais satisfeitos ainda, em saber que estamos no caminho certo.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento. Dentro os destaques, o presidente da CBB - Confederação Brasileira de Basquete, Grego. Entrevistamos todas as personalidades possíveis, e o amigo leitor poderá conferir os melhores momentos desta belíssima festa, na próxima segunda-feira, dia 24 de dezembro, no programa Cia. do Esporte, que vai ao ar a partir das 22 horas.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Pontagrossense brilha no sulamericano de ciclismo

O pontagrossense Maurício Knapp venceu uma das etapas do Sulamericano de ciclismo no Uruguai, e ajudou a seleção brasileira a conquistar o título geral da competição. Knapp obteve o feito histórico na quarta etapa da competição. Ao todo, o Brasil obteve 10 troféus na comeptição.

PG conquista pódium no brasileiro de tênis de mesa

O Garoto Wesley da Cruz, do Colégio Sepam, conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Tênis de mesa, na modalidade por equipes, categoria pré-mirim. No Paraná, o jovem talento ficou com a terceira colocação, e em Vitória - ES, ajudou sua equipe na brilhante campanha.
Quem se deu bem também, foi Égon Lovato, que levantou o ouro em uma das categorias disputadas nesta quinta-feira.

Torneio de Baliza e Tambor !!

Neste sábado e domingo o parque de exposições de Ponta Grossa recebe o torneio de baliza e tambor. O evento premiará com um celta zero km o vencedor da prova de tambor.

Basquete para cadeirantes !!

Cadeirantes da APEDEF de Ponta Grossa realizam neste sábado, partida amistosa contra a equipe de Guarapuava. O jogo acontece no Ginásio Osni Vilaca Mongruel, do Colégio Sepam, a partir das 14h30. A luta dos atletas deficientes e buscar recursos para adquirir novas cadeiras especiais para a prática do basquete. Segundo Noel Lostiuresko, presidente da entidade, foi Ponta Grossa que apresentou o basquete sobre cadeiras de rodas aos guarapuavanos, e hoje eles já estão melhor estruturados que a própria APEDEF.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Futebol Master tem julgamento na segunda-feira


A Federação Paranaense de Futebol agendou para a próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro, o julgamento que envolve Clube Guarani, comissão disciplinar da Liga de Ponta Grossa e Clube Verde. Inconformada com a decisão da comissão disciplinar em retirar seis pontos do time bugrino pela utilização do meia Maurinho, a diretoria do Guarani está disposta a levar o processo até as últimas estâncias, para garantir sua presença, conquistada dentro de campo, na final do torneio de futebol master da temporada.

O Clube Verde, depois da decisão da Liga, entrou como terceira parte envolvida, e também será ouvido no julgamento. Mesmo tendo sido informada do julgamento, a entidade realizou no último final de semana o primeiro jogo da final, onde o Unibox derrotou o Clube verde por 2 a 1. A segunda partida, marcada para o próximo domingo, está adiada, e independente do resultado, o campeão da temporada 2007 só será conhecido no próximo ano.

Olha, pelo que eu percebi, o Guarani foi denunciado por causa de uma discussão no jogo Verde e Guarani, na segunda partida da semi-final. O técnico Tatinho e mais alguns atletas teríam batido boca com a representante da Liga, que resultou na formalização da denúncia. O time bugrino já havia utilizado Maurinho em outras duas oportunidades, sem que nada tivésse sido feito pela Liga de Ponta Grossa.

Três pontagrossenses entre os melhores do basquete


A Federação Paranaense de Basketball divulgou esta semana, a relação dos melhores da temporada de 2007. Foram escolhidos atletas, técnicos, árbitros e dirigentes que atuaram nos cmapeonatos promovidos pela entidade durante o ano. Na lista, o que não é nenhuma surpresa, três pontagrossenses apareceram como os melhores em suas categorias. No infantil masculino Diego Faust (foto), do Sepam/Unimed, foi o eleito. A armadora Kênia, da equipe cadete do Sepam/Unimed também foi escolhida como melhor jogadora do ano. E no masculino, o ala/armador Gustavo Moreira, do time juvenil do Ponta Lagoa/SER também receberá o prêmio de destaque de 2007.

Diego sagrou-se vice-campéão paranaense, Kênia, foi a armadora do Sepam/Unimed que ajudou o time de Ponta Grossa na única conquista do basquete de base da nossa cidade, enquanto que Gustavo ajudou sua equipe na conquista do terceiro lugar do estadual juvenil.

A FPrB realiza o jantar de confraternização na próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro, em Curitiba, com a presença de autoridades do esportes paranaense, atletas e dirigentes. O cerimonial será conduzido por nossa pessoa.

Ciclismo de PG fecha ano com saldo positivo


O vice-campeonato dos Jogos da Juventude e o título dos Jogos Abertos do Paraná não são obras do acaso, e o ciclismo de Ponta Grossa fecha o ano com uma das melhores participações da sua história. O convênio fechado com a equipe Datarô de Curitiba deu a cidade um título já esperado, mas o resultados dos Jojup's e a realização de eventos dentro de Ponta Grossa, mostram que Geovano de Oliveira, técnico e organizador das competições, está no caminho certo.

A cidade teve o surgimento de uma pedra preciosa, Felipe Tomacheski, que nunca havia sequer disputado um JEM, surgiu do circuito pontagrossense de Montain Bike para brilhar na competição estadual sub-17, onde conquistou duas medalhas - uma de ouro e uma de prata.

No último domingo foi realizada a 4a. etapa do circuito de MTB. A média de participantes foi de mais de 50 atletas por corrida. O evento atraiu também, a atenção de ciclistas da região. O trajeto criado atrás do parque de exposições agradou a todos os participantes, e a tendência é que em 2008 a modalidade definitivamente seja massificada. Mais ouro a vista.

Santa Paula terá time caseiro em 2008


O futsal pontagrossense será praticamente caseiro em 2008, pelo menos na primeira fase da chave ouro. O anúncio foi feito pelo presidente do Clube Nereu Malaquias, em entrevista concecida ao nosso programa na última segunda-feira. Malaquias afirmou que o time já confirmou presença no campeonato do próximo ano, e que pretende utilizar na primeira fase basicamente jogadores da nossa cidade. Sobre a questão financeira, informações dão conta que o clube está com tudo quitado, inclusive os salários atrasados dos jogadores.

Nereu disse ainda que prentede que o Santa Paula seja um time nivelado na questão salarial. "Trouxemos alguns jogadores caros neste ano, e que na prática não tiveram rendimento satisfatório", esclareceu o dirigente. Com certeza ele fez referência a atletas como o goleiro Wemerson, Sidinho, Wilsinho e Geraldinho, que tiveram passagem discreta pelo futsal pontagrossense.

Ao final, ele disse que o primeiro passo é a busca de patrocinadores, para depois fechar os contratos com os atletas. "Já fizemos alguns contatos e tivemos respostas positivas", enfatizou. A decisão de quem será o técnico do time sairá de uma enqueta junto aos torcedores e a imprensa em geral.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Pessimismo no futebol !!


Ontem acompanhei a entrevista do Casca, novo técnico do Operário Ferroviário. Na oportunidade ele falou sobre sua carreira no futebol, com passagens em equipes modestas no futebol catarinense e paranaense. Não negou sua falta de experiência, e ao mesmo tempo não negou também sua vontade em ver o fantasma subir para a divisão principal do futebol paranaense. Casca de denominou um técnico disciplinador, afirmando que quer formar uma família dentro do clube. Ressaltou que a pré-temporada da equipe inicia no dia 03 de janeiro, e que no momento, tem viajando bastante, observando futuros contratados. "A decisão final é minha, mas tenho uma retaguarda que, comigo analisará os jogadores", esclareceu o treinador de apenas 28 anos de idade.

Agora, o que me surpreende são algumas colocações de amigos da imprensa, questionando o sentido da palavra "se" sempre com ar negativista. Por exemplo: - e se o Operário perder duas seguidas voce está preparado para aguentar a pressão? Na coletiva de ontem, foram pelo menos umas três perguntas que era melhor nem ter sido feitas. Ninguém perguntou: e se o Operário vencer as duas primeiras partidas, voce aceitará propostas de outras equipes? Porque que sempre tem que ser assim. O capeta rondando a cabeça de alguns jornalistas esportivos ou como queiram entender que são. Não estou saindo em defesa do Casca, mas é preciso deixar o cara trabalhar, mostrar seu perfil e tudo mais. Perder ou ganhar duas, ser bom ou ruim, disciplinador ou não é inerente a qualquer situação de vida, e, em relação ao técnico de futebol, qualquer técnico experiente ou não, está sujeito as desgraças ou glórias do esporte. É preciso ser um pouco mais coerente ao fazer perguntas.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Futsal 2008 !!


E a casa caiu. O Santa Paula, pelo menos temporariamente, está sózinho. Provavelmente de certo, somente a manutenção com a Secretaria de Esportes. O empresário Tércio Miranda ainda tem algumas pendências com atletas locais, enquanto que os demais, já com os bolsos devidamente abastecidos, já se mandaram. O Guarani, através da sua diretoria, já manifestou que não tem interesse em entrar com nova parceria. Nesta semana, China, atleta da equipe, junto com seu pai, presidente do Santa Paula, Nereu Malaquias, anunciaram pelo menos uma dezena de nomes possíveis para assumir o cargo de um time caseiro para a próxima temporada. Inclusive, com todo respeito, alguns deles ainda sem a devida bagagem para dirigir um time da chave ouro, principalmente se nosso futsal não tiver patrocínio.
Tá tudo errado de novo. Primeiro é necessário previsão financeira, e ela só virá depois que os patrocinadores assinarem contrato. Antes disso, não dá pra anunciar nada. Nem mesmo se o time vai disputar a chave ouro. Torcemos pelo nosso futsal, mas também torcemos por sua organização.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Jeep Clube de PG com nova diretoria !!


O Jeep Clube de Ponta Grossa trocou sua diretoria no último sábado. Saiu Armando Gomes, entrou Ubiratan Turcato. Para marcar a data, foi realizado o VII Raide da Meia Noite Armando Trilha - o final. Cerca de 25 jeepeiros percorreram 153 Km, passando por Itaiacoca, Passo do Pupo e Biscaia. O único problema foi o tempo que não colaborou. A falta de chuvas deixa o solo seco, o que para os amantes da adrenalina não é uma boa. Segundo Turcato, o Jeep Clube de Ponta Grossa, além de promover vários eventos esportivos, quer retomar o trabalho social junto a prefeitura de Ponta Grossa e as entidades da cidade. Sucesso à nova diretoria.

Futsal de base !!


Interessante a realização da Copa Planeta Pé/Clube do Pé/Dalpont de futsal. Pelo primeiro, pelo seu organizador. Todos sabem da lisura no trabalho de César Portela, veterano amante da bola redonda. Segundo, proque proporciona aos garotos com até 14 anos de idade, a possibilidade de fazer algo que só os melhores times fazem no JEM e Jogos da Primavera, jogar. O Campeonato termina no próximo domingo - está no seu quadrangular final. São quatro categorias, que iniciam com garotos com 7 anos de idade. A partir das 13h45 do dia 9 serão conhecidos os campeões da competição. O buxixo é de que estaria surgindo no ano que vem um campeonato regional, com a participação de equipes de Castro, Carambeí, Prudentópolis e por aó afora. Se for concretizada, será uma ótima idéia.