domingo, 6 de julho de 2008
Chave ouro - STP x Rondon - Deu a lógica
A partida terminou em 5 a 0 para Marechal Cândido Rondon, mas poderia ter sido um 7 a 3 para os visitantes. O time de Ponta Grossa desperdiçou algumas oportunidades de gol, mas mostrou fragilidade em jogar contra equipes rápidas e bem armadas taticamente. No primeiro tempo foram três gols - aos 5'30" através de de Boni, aos 15'25", com Marquinhos e aos 17'00", com Birto. Na segunda etapa, em dois minutos, a patada final, e o fechamento do placar. Os 9'00", com Paulinho, e aos 10'00" através de Boni. De qualquer forma, Marechal demonstrou que está forte na briga pelo título. O time roda e não perde o rítmo. Um torcedor brincou com o time rondonense num pedido de tempo "deixa nós fazer um pra poder gritar gol". Uma parte da torcida, menos compreensiva, mais exigente, menos informada de que não poderia estar no Ginásio Oscar Pereira, até ameaçou umas vaias - coisa de gente que não sabe que este time passa situações horríveis fora de quadra. Não sei o que acontece, mas dificilmente vejo o STP jogando atento no jogo, nas partidas em Ponta Grossa. O time falhou em pelo menos três dos cinco gols que sofreu. Semana que vem é novo jogo em casa, contra o Maringá, que também perdeu na abertura da segunda fase da chave ouro do futsal. A coisa está mais ou menos assim: Marechal Cândido Rondon e Cascavel ficarão com duas das quatro vagas para as quartas-de-final. Tenho a impressão que Francisco Beltrão poderá morder a terceira vaga. O último classificado sofrerá muito, e a vaga ficará entre Medianeira, Maringá e STP, Páreo duro. Sábado, dia 12, às 20:30, tem mais STP no Oscar Pereira.
sábado, 5 de julho de 2008
Esporte Universitário - investimento visionário
A mídia nacional não para de falar da equipe de futsal, basquete, handebol ou vôlei que leva o nome de uma Universidade. São instituições que descobriram no esporte uma grande maneira de divulgar suas marcas. O processo é simples. Oferta-se bolsas de estudos à atletas de rendimento, e estes por sua vez, defendem suas equipes em campeonatos universitários ou competições de clubes. Ponta Grossa parece estar bem distante, ou pelo menos a anos luz deste expediente que a cada dia se torna tão comum. Atletas com até 17 anos são foco das escolas até o ensino médio, e depois disso são relegados. Poucos conseguem viver do esporte, e acabam caindo para o lado dos estudos na universidade ou para o mercado de trabalho. Enquanto o esporte universitário não abrir seus cofres, com certeza o Brasil ainda ficará devendo na relação mundial. Enquanto as universidades de Ponta Grossa não descobrirem esta nova tendência o esporte adulto da nossa cidade continuará na obscuridade.
Futsal Feminino - Verde perde no estadual
Jogando em casa neste sábado (05) o Verde/MM/SER perdeu para o Dom Bosco de Curitiba por 4 a 2, e agora precisa da vitória de qualquer maneira, no próximo sábado, contra Maringá, para fugir de um confronto com Londrina ou Guarapuava na segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal Adulto. No jogo de hoje o Dom Bosco saiu na frente com o gol de artilheira Fabíola. O verde virou o placar ainda no primeiro tempo. Primeiro com Kathlyn e em seguida com Renata. No segundo tempo o time ponta-grossense chegou a acertar uma bola na trave antes de levar o revés fatal. Dani Bechi, Franciele e Fabíola novamente fecharam o placar em 4 a 2 para as curitibanas. Ao final o técnico Wilson Bian Júnior destacou a desatenção do Verde nos contra-ataques adversários. Agora precisamos vencer na semana que vem em casa, para fechar a primeira fase numa colocação intermediária. O Verde/MM/SER enfrenta Maringá no próximo sábado, às 16 horas, no Ginásio Oscar Pereira.
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Acesso - o caso Operário x Foz
A segunda vaga à divisão principal do futebol paranaense deverá ser definida na próxima segunda ou terça-feira, e o destino de Operário e Foz do Iguaçu está nas mãos do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futebol. O Foz do Iguaçu fez carreata logo após o jogo de domingo passado, e o Operário na segunda-feira. Existem algums possibilidades sobre o episódio triste que culminou com a saída do Fantasma de campo, o término antecipado do jogo, invasão da torcida do Foz e muita hostilidade na cidade das três fronteiras. Se vencer o caso, o Operário pode ser beneficiado com a manutenção do placar, ou até mesmo a realização de uma nova partida entre as duas equipes. Se perder o Fantasma terá problemas pela frente. Pode ser punido com multa, que varia de 50 a 500 mil reais, perda do jogo por 3 a 0 e suspenção por um ano das competições promovidas pela FPF. O caso pode ainda parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Tênis de Mesa do Sepam vai bem no estadual
Aconteceu no último domingo, em Assaí, a 3a. Etapa do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa, que contou com a participação dos atletas do Colégio Sepam. Um absurdo as condições precárias do alojamento para receber as delegações visitantes. A equipe do Sepam, por exemplo, que foi a última a chegar, se não tivésse ido para um hotel, teria que se sujeitar a dormir num corredor, com vento encanado e colchões úmidos. Ninguém da organização estava no local para se responsabilizar pelo triste episódio. É importante que a Federação Paranaense de Tênis de Mesa verifique melhor as cidades que servem de sede para tais eventos, e não cometam o erro de fazer moral com todo mundo, se sujeitando a colocar seus campeonatos em cidades sem condições de recebê-los. Mesmo assim, a equipe do Colégio Sepam se saiu muito bem, conquistando os seguintes resultados. Pré-Mirim 1º Pedro Henrique de Paula , 2º Danilo de bonna Calegari , 3º Raphael Celezinsky , 4º Leonardo Santos Matras , 7º Luis Felipe Fadel de Mello.
Infantil 5º Rhaylan diniz Barbosa Góes .
Classificação geral do pré mirim após 3 etapas 1º Leonardo Santos Matras - 29 pontos (SEPAM)2º Pedro Henrique de Paula - 26 pontos (SEPAM)3º Danilo de bonna Callegari - 18 pontos (SEPAM)4º Luis Felipe Fadel de Melo - 14 pontos (SEPAM)5º Guilherme Tentor - 13 pontos - Campo Mourão6º Raphael Celezinski - 12 pontos (SEPAM)
Infantil 5º Rhaylan diniz Barbosa Góes .
Classificação geral do pré mirim após 3 etapas 1º Leonardo Santos Matras - 29 pontos (SEPAM)2º Pedro Henrique de Paula - 26 pontos (SEPAM)3º Danilo de bonna Callegari - 18 pontos (SEPAM)4º Luis Felipe Fadel de Melo - 14 pontos (SEPAM)5º Guilherme Tentor - 13 pontos - Campo Mourão6º Raphael Celezinski - 12 pontos (SEPAM)
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Mídia - um investimento com retorno certo
Como alguns leitores sabem, possuímos um programa esportivo de TV, o Cia do Esporte, que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21 horas, na TV Vila Velha. Muitas vezes encontro pessoas conhecidas ou não nas ruas, e elas me perguntam porque não sai matéria do colégio "Y" ou do colégio "X". Acho importante fazer este comentário, até mesmo para que o telespectador saiba o que acontece por trás dos bastidores. Para explicar esta situação vou utilizar um exemplo atual e bem simples. Qualquer pessoa que tenha um pouco de visão sabe que a mídia esportiva é extremamente positiva, e que só traz resultados benéficos para seu investidor. Teremos, a partir do dia 11 de julho, na cidade de Curitiba, a fase final dos Jogos Colegiais do Paraná. Recentemente enviamos um e-mail para os coordenadores de departmento de esportes das escolas particulares que estarão participando do evento. Os únicos dois colégios a darem retorno, e positivo, foram os Colégios Sepam e Neo Master. Os demais nem sequer deram retorno. Talvez seja o tipo de importância que os demais colégios dão ao esporte e seu significado como meio de divulgação das suas marcas. É claro, amigo leitor, que serão justamente as duas escolas que aparecerão na cobertura exclusiva que faremos em Curitiba. Quando falamos em nossos programas e nossas transmissões que é graças aos nossos parceiros é que estamos realizando determinada cobertura, isto tem um sentido literal das palavras. Graças a eles podemos nos deslocar, pagar pessoal para trabalhar conosco e ter a oportunidade de ver nosso trabalho reconhecido. Não somos funcionários da TV, e também não fazemos programa esportivo porque morremos de amor por isso. É uma fonte de renda, e por isso fazemos o possível para fazer o melhor, de ter a qualidade mais próxima do que consideramos bom. Foi-se o tempo em que fizemos esporte pelo amor ao esporte. Ninguém paga conta com moral. Paga com dinheiro. Penso com isso, que tenha explicado o "porque" que aparece mais o colégio X ou colégio Y. Porque são parceiros, e permitem que continuemos a desenvolver nosso trabalho. De Curitiba, a partir do próximo dia 11 de julho, além de trazermos as informações sobre os Colégios Sepam e Neo Master, estaremos cobrindo também a participação das escolas públicas de Ponta Grossa. Essas com certeza não dá pra sugerir parceria financeira. É uma questão de visão. Como cada um enxerga o esporte e a maneira de vincular sua marca com algo tão positivo e saudável.
Clube Guarani conheceu campeões do torneio interno de suíço
Foi realizada na noite desta terça-feira (01) a última rodada no Torneio Interno de Futebol Suíço do Clube Guarani. Os dois jogos marcaram as finais das séries prata e ouro. Tanto em um como no outro jogo, muito equilibrio. Na primeira partida o Paraná Materiais de Construção/MR Veículos defendeu o título conquistadno em 2007 contra a equipe da Definitiva Informática. Depois de um empate em 1 a 1 no primeiro tempo, o Paraná acabou sendo mais feliz nas finalizações, vencendo no finalzinho por 3 a 2. Na série prata o título foi para o Paraná, o vice ficou com a Definitiva Informática e o terceiro lugar para a Masisa Logística. No jogo que definiu o título da série ouro Brasil e Madcompen foram até a prorrogação. Depois de um empate de 2 a 2 no tempo normal, o atacante Cleverson, artilheiro do campeonato, acabou marcando o único gol do tempo extra, dando o título para o Brasil. A Madcompen ficou com o vice-campeonato e o Lojão do Keyma com o terceiro lugar. Após as partidas os atletas foram recepcionados no salão principal do Clube Guarani, onde aconteceu a solenidade de premiação e um jantar de confraternização. Nas próximas horas a direção de esportes define a realização de mais torneios paralelos - um quarentão e outro aberto.
terça-feira, 1 de julho de 2008
Documento do Operário F.E.C. emitido à imprensa
A QUEM INTERESSAR POSSA
JOGO ENTRE; FOZ x OFEC (29/06/08) cidade de Foz do Iguaçu. Pr.
Primeiro: a pequena quantidade de policiais presentes no estadio com aproximados 10.000 torcedores
obs. a diretoria do foz divulgou 12.000 pessoas. vamos consultar a FPF para saber a capacidade oficial do estadio.
Segundo: nenhum segurança da equipe do foz.
quando a Pm informa que a segurança é de responsabilidade da equipe mandante. conforme arbitral.
Terceiro: a pequena quantidade de policiais militares, presentes no campo, fizeram e tentaram nos proteger
em todos os momentos do tumulto. ate mesmo antes e fora do campo protegendo nossa torcida presente.
Quarto; antes da marcaçao do penalti, que originou o tumulto, nossa comissao tecnica (banco de reservas)
foi vitima de objetos atirados pela torcida do Foz. temos as imagens que mostram os mesmos ao lado
da mesa do representante da FPF. em seguida um torcerdor pulando o alambrado para pegar ) resgatar
os objetos. temos foto registrando este momento.
Quinto; em funçao da quantidade de latas, pilhas e radios atirados em nossa equipe, (imagens gravadas)
e apos tumulto e inicio de briga, os policiais nos conduziram para o tunel (acesso ao vestiario)
entendendo ser o unico local com segurança naquele momento.
Sexto; nossa equipe acuada dentro do tunel, acompanha inclusive por dois reporteres da radio central
srs; Leopoldo e Edson, mais o reporter de campo da radio CBN, tambem acuados, foram forçados
a permanecer no tunel, se protegendo dos objetos e do tumulto generalizado.
onde ficamos esperando por melhor momento e autorizaçao da PM, para o retorno a campo.
Setimo: de forma totalmente equivocada, o ARBITRO da partida esperou apenas 5 minutos e encerrou o jogo.
imediatamente ao encerramento, com a bola na mao e gesticulando para o centro do gramado,
o portao ao lado do representante da FPF, foi aberto expontaneamente e ate de forma irresponsavel
permitindo o acesso dos torcedores dentro do campo. impossibilitando desta forma, qualquer açao ou tentativa de retorno do ofec.
Oitavo; durante o intervalo de jogo, ao final do primeiro tempo, quando o OFEC vencia o Foz, por 1 gol a zero
foi aremessado uma bomba dentro do tunel do ofec. Provocando grande e forte barulho e muita fumaça
que invadiu o tunel e o vestario. temos os seguranças contratados da cidade de Foz como testemunhas.
consideraçoes: A FPF na pessoa do sr; Reginaldo Cordeiro, mais a Policia militar, mais o corpo de bombeiros
realizaram vistorias nos estadios, condicionando a liberaçao e a segurança prioritariamente.
Nos do OFEC, realizamos todas as obras exigidas, contratamos os seguranças particular
e nao tivemos nenhum incidente nos jogos com mando do ofec. realizamos inclusive,
todos os jogos com a presença da PM em quantidade e numero suficientes, mantendo
totalmente a ordem e a segurança dentro do Germano Kruger.
Infelizmente nao tivemos esta segurança no estadio do Foz. comprovados pelas imagens e conforme relatado acima.
esperamos que o bom censo e responsabilidade da justiça desportiva e comun entenda que;
A INTEGRIDADE FISICA DOS ATLETAS E DEMAIS PESSOAS PRESENTES NO ESTADIO
com alto grau de risco naquele momento, tenha prioridade total. e que o Foz seja penalizado
com a perda dos pontos e seu estadio interditado, a exemplo do que aconteceu agora em 2008
com a equipe do River plate da Argentina, que mesmo tendo vencido o jogo, foi penalizado
com a perda dos pontos e perda de mando de jogos, pelos mesmos motivos e acontecimentos
em Foz do Iguaçu.
Francisco Carlos de Jesus
JOGO ENTRE; FOZ x OFEC (29/06/08) cidade de Foz do Iguaçu. Pr.
Primeiro: a pequena quantidade de policiais presentes no estadio com aproximados 10.000 torcedores
obs. a diretoria do foz divulgou 12.000 pessoas. vamos consultar a FPF para saber a capacidade oficial do estadio.
Segundo: nenhum segurança da equipe do foz.
quando a Pm informa que a segurança é de responsabilidade da equipe mandante. conforme arbitral.
Terceiro: a pequena quantidade de policiais militares, presentes no campo, fizeram e tentaram nos proteger
em todos os momentos do tumulto. ate mesmo antes e fora do campo protegendo nossa torcida presente.
Quarto; antes da marcaçao do penalti, que originou o tumulto, nossa comissao tecnica (banco de reservas)
foi vitima de objetos atirados pela torcida do Foz. temos as imagens que mostram os mesmos ao lado
da mesa do representante da FPF. em seguida um torcerdor pulando o alambrado para pegar ) resgatar
os objetos. temos foto registrando este momento.
Quinto; em funçao da quantidade de latas, pilhas e radios atirados em nossa equipe, (imagens gravadas)
e apos tumulto e inicio de briga, os policiais nos conduziram para o tunel (acesso ao vestiario)
entendendo ser o unico local com segurança naquele momento.
Sexto; nossa equipe acuada dentro do tunel, acompanha inclusive por dois reporteres da radio central
srs; Leopoldo e Edson, mais o reporter de campo da radio CBN, tambem acuados, foram forçados
a permanecer no tunel, se protegendo dos objetos e do tumulto generalizado.
onde ficamos esperando por melhor momento e autorizaçao da PM, para o retorno a campo.
Setimo: de forma totalmente equivocada, o ARBITRO da partida esperou apenas 5 minutos e encerrou o jogo.
imediatamente ao encerramento, com a bola na mao e gesticulando para o centro do gramado,
o portao ao lado do representante da FPF, foi aberto expontaneamente e ate de forma irresponsavel
permitindo o acesso dos torcedores dentro do campo. impossibilitando desta forma, qualquer açao ou tentativa de retorno do ofec.
Oitavo; durante o intervalo de jogo, ao final do primeiro tempo, quando o OFEC vencia o Foz, por 1 gol a zero
foi aremessado uma bomba dentro do tunel do ofec. Provocando grande e forte barulho e muita fumaça
que invadiu o tunel e o vestario. temos os seguranças contratados da cidade de Foz como testemunhas.
consideraçoes: A FPF na pessoa do sr; Reginaldo Cordeiro, mais a Policia militar, mais o corpo de bombeiros
realizaram vistorias nos estadios, condicionando a liberaçao e a segurança prioritariamente.
Nos do OFEC, realizamos todas as obras exigidas, contratamos os seguranças particular
e nao tivemos nenhum incidente nos jogos com mando do ofec. realizamos inclusive,
todos os jogos com a presença da PM em quantidade e numero suficientes, mantendo
totalmente a ordem e a segurança dentro do Germano Kruger.
Infelizmente nao tivemos esta segurança no estadio do Foz. comprovados pelas imagens e conforme relatado acima.
esperamos que o bom censo e responsabilidade da justiça desportiva e comun entenda que;
A INTEGRIDADE FISICA DOS ATLETAS E DEMAIS PESSOAS PRESENTES NO ESTADIO
com alto grau de risco naquele momento, tenha prioridade total. e que o Foz seja penalizado
com a perda dos pontos e seu estadio interditado, a exemplo do que aconteceu agora em 2008
com a equipe do River plate da Argentina, que mesmo tendo vencido o jogo, foi penalizado
com a perda dos pontos e perda de mando de jogos, pelos mesmos motivos e acontecimentos
em Foz do Iguaçu.
Francisco Carlos de Jesus
Operário ou Foz na elite do futebol paranaense
A confusão foi grande. O Foz já fez carreata depois do jogo, e o Operário saiu às ruas no início da noite desta segunda-feira. Ambos comemoraram a passagem para a divisão de elite do futebol paranaense, mas somente um terá seu nome confirmado. O empate em 1 a 1 até os 42 minutos do segundo tempo dava a vaga para o Operário, quando o árbitro da partida deu um penalti contra o Fantasma. Já antes disso, o time princesino vinha sendo ostilizado pela torcida local. Por falta de segurança o diretor do grupo gestor de futebol, Chico da Bracol, pediu ajuda aos PMs que estavam no local. Segundo Chico, os policiais orientaram para que os atletas decessem ao vestiário, mas depois não quiseram deixá-los retornar a campo. O árbitro não esperou os 10 minutos previstos na regra para dar o jogo por encerrado, e terminou a partida antes do prazo. Ontem (segunda) o Operário entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiçca Desportiva da Federação Paranaense de Futebol, informando do episódio e pedindo no mínimo, a manutenção do resultado. Nesta tarde (01) a entidade recebeu a súmula, com o relatório do jogo. O caso será julgado, e existem algumas possibilidades. Se aceitar a reclamação do fantasma, o placar de 1 a 1 poderá ser mantido. Outra situação seria a realização de uma nova partida entre Operário e Foz do Iguaçu. Em caso de derrota, segundo o Dr. Bachir Fayad, que tem vasta experiência em casos da Justiça Desportiva, o Fantasma pode ter que pagar multa, que varia entre 50 e 500 mil reais, perder os três pontos da partida, e ainda ser suspenso de 1 a 2 anos de competições oficiais do futebol paranaense. O caso deve ser julgado nas próximas horas.
Corrida Rústica movimentou Ponta Grossa
A Secretaria de Esportes e Recreação realizou neste domingo (29), a 3a. Etapa do Circuito de Corridas Rústicas. O evento contou com a participação de mais de 200 atletas da cidade e região. Além de homenagear o já falecido Valdemar Teodoro, a prova levouo nome de uma empresa da cidade, que distribuiu premiação em dianheiro para os primeiros colocados de cada categoria, e também na classificação geral. Tanto largada como chegada aconteceram na Av. Benjam Constant, ao lado do parque ambiental da cidade. A próxima etapa acontecerá no dia 24 de agosto, e homenageará Gentilo Custódio de Mello.
Vôlei do Neo Master conquista título da Liga
Jogando neste final de semana na cidade de Cambé, a equipe de vôlei masculino, categoria sub-17 da Águia Sistemas/Neo Master/SER levantou o título da segunda etapa do circuito da Liga do Paraná. Foram 10 times participantes, e o Neo Master garantiu a conquista de forma inédita. Já o time sub-15 ficou com o terceiro lugar. Nas duas categorias o Neo Master será o representante da região na fase final dos Jogos Colegiais do Paraná, que acontecem a partir do próximo dia 11, na capital paranaense.
Amador - ARCAMP garante título inédito
A ARCAMP derrotou o América no último domingo, por 3 a 2, e conquistou o título do campeonato de futebol amador de Ponta Grossa. Depois de chegar como quarta colocada na fase de classificação, o a equipe do técnico Zé Ricardo passou pelo Olinda na semi-final, e chegou em desvantagem para as duas partidas decisivas. No primeiro jogo houve empate em 1 a 1, e na segunda partida, o que parecia improvável aconteceu. No primeiro tempo Fábio Júnior abriu o placar para a ARCAMP aos 21 minutos. Na segunda etapa a partida esquentou. Logo no primeiro minuto novo revés para o América. Cleverson aproveitou a sobra para fazer 2 a 0. Aos 10 minutos o América diminuiu, através da cobrança de falta do camisa 10, Jean Carlo. Um minuto depois, o goleiro da ARCAMP falhou, e Leandro empurrou de cabeça para o fundo das redes. O placar estava empatado, e dava o título para o vermelhinho. O jogo ficou violento em alguns momentos, e a ARCAMP acertou uma bola na trave, antes de Cleverson de cabeça fazer 3 a 2, aos 42 minutos. O título foi muito comemorado pela equipe formada em sua maior parte por funcionários da Viação Campos Gerais. No final, o presidente da Liga de Futebol de Ponta Grossa, César Pitela, fez a entrega dos troféus às duas equipes. Tanto ARCAMP como América serão os representantes de Ponta Grossa na Taça Paraná de Futebol Amador.
Futsal feminino - Verde goleia e se mantêm em 6o.
A equipe de futsal feminino do Clube Verde/MM Mercado Móveis/SER goleou no último sábado, o Arapongas por 8 a 0, e segue na 6a. colocação do paranaense de futsal feminino adulto, com 10 pontos ganhos. O time do técnico Wilson Bian Júnior conta agora, com a fixo Cláudia, como uma das artilheiras do campeonato, com 9 gols marcados. O próximo jogo do time de Ponta Grossa será no sábado, dia 5 de julho, às 16 horas, no Ginásio Oscar Pereira. Á partida é contra o Dom Bosco de Curitiba, 3o. colocado, com 13 pontos ganhos. O Verde/MM precisa somar pontos para, na classificação geral, fugir de um possível confronto nas quartas-de-final, com Guarapuava ou Londrina, condieradas favoritas ao título.
Ponta Grossa recebeu festival de mini-basquete
Pela segunda vez no ano Ponta Grossa recebeu o festival paranaense de mini-basquete. A competição aconteceu no ginásio do Colégio Marista Pio XII, e contou com cerca de 120 crianças, com idade entre 9 e 12 anos. No masculino participaram 5 equipes e no feminino 7. Destaque para a presença dos ponta-grossenses Sepam/Unimed, Marista Pio XII, Santa Teresinha, APAB-PG e Madcompen. A única equipe de fora foi da cidade de Palmas, que trouxe uma equipe de cada sexo. No total, foram realizadas 31 partidas durante todo sábado(28). A Federação Paranaense de Basketball deve promover no segundo semestre, pelo menos mais dois eventos similares. Os festivais de mini-basquete obrigam que os treinadores utilizem pelo menos 10 atletas em cada jogo, e visam motivar o envolvimento dos atletas e o surgimento de novos valores para o basquete paranaense.
Ginástica Rítmica de PG em alta
A seqüência de eventos na cidade, e a participação em campeonatos importantes vêm fortalecendo a Ginástica Rítmica da cidade. No âmbito estadual o representante da modalidade é o Sepam/SER, que recentemente disputou o nacional para atletas não federadas. Na última semana aconteceu no Ginásio Osni Vilaca Mongruel o 3o Ginfest - Festival de Ginástica Rítmica. A competição contou com cerca de 100 alunas, que representaram os Colégios Sepam e Marista Pio XII. Segundo a técnica do Colégio Sepam, e também da seleção ponta-grossense de G.R., Érica Canesim, "é a oportunidade que as garotas que ainda não disputaram nenhuma competição no ano, têm de viver a experiência de estar no tapete, em frente ao público, mostrando o resultado dos treinamentos". Por outro lado complementa a treinadora, "estamos lançando coreografias novas, e queremos ver como as atletas mais experientes estão se adaptando às novas músicas". O 3o. Ginfest ofereceu para as participantes um certificado alusivo ao evento.
Vôlei de areia de PG quer brigar pelo títulos
As duplas do vôlei de areia de Ponta Grossa vêm treinando forte para os Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. Para os Jojup's a cidade levará somente atletas prata da casa para a competição. O técnico da equipe, Márcio Schade, informou que no adulto Ponta Grossa terá duas duplas de Curitiba, uma no masculino e outra no feminino. Amanda Agotanni e Gislaine Nadolny formam a equipe da casa. Amanda veio do vôlei de quadra, e disse que preferiu o jogo de duplas porque a cidade não tem equipe para disputar os abertos, e quem fará isto será o Círculo MIlitar de Curitiba. Já Gislaine tem boa experiência na areia, tendo inclusive, disputado o Campeonato Brasileiro. No masculino Mário e Bruno são os curitibanos. Fernando Souza e Felipe Hilgemberg são os ponta-grossenses que tentarão buscar medalhas nos Jap's de Cascavel. Os dois afirmaram que pode estar chegando o momento de sonhar mais alto, precisando acertar apenas, alguns detalhes de posicionamento em quadra, e a confiança no jogo da dupla. Nos últimos anos Ponta Grossa vem figurando entre as quatro melhores cidades do estado no vôlei de areia.
Santa Paula classifica para 2a. fase
Jogando em Paranavaí, no último sábdo, o Santa Paula conseguiu sua classificação para a segunda fase da chave ouro faltando 15 segundos para o encerramento do jogo. O time da casa vencia por 2 a 1, e Franklin acabaou sendo o salvador da pátria, empatando em 2 a 2. O resultado deu o 11o. lugar ao STP, que na próxima fase enfrentará Rondon, Cascavel, Beltrão, Maringá e Medianeira. No grupo A ficaram Umuarama, Pato Branco, Londrina, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Cianorte. Quatro equipes passam para as oitavas de final. O primeiro jogo de Ponta Grossa será no sábado, 05 de julho, às 20:30, no Oscar Pereira, contra Marechal Cândido Rondon.
sábado, 28 de junho de 2008
Verônica Balsano vai bem no Universitário
A nadadora Verônica Balsano, que representa a Universidade Federal do Paraná (UFPR) nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras, conquistou nesta sexta-feira a primeira medalha da modalidade para o Estado. A medalha de bronze veio com o terceiro lugar na prova dos 400 metros medley (quatro estilos), mas a atleta ainda chegou em quarto lugar nos 200 metros livre.
“Foi uma boa prova, minha expectativa era conseguir ganhar medalhas aqui em Maceió e estou feliz pelo resultado”, disse Verônica. Ainda hoje, a atleta natural de Ponta Grossa ainda competiria na prova do revezamento 4X200 metros livre, e amanhã (sábado, 28) entra na piscina para disputar outras cinco provas: 100 e 400 metros livre, 200 metros medley e dois revezamentos: 4X100 metros livre e 4X100 metros medley.
Nos revezamentos, Verônica nadará ao lado das atletas Amanda Guérios, Maria Luiza Rachid e Renata Strapasson, todas da UFPR. “Tenho mais chances nos 4X100 medley, que é a minha especialidade, mas espero ir bem em todas as demais provas que vou disputar”, afirmou Verônica.
Esta é a segunda participação de Verônica Balsano nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras. No ano passado, em Blumenau, ela conquistou a medalha de prata na prova dos 400 metros medley. “Neste ano pretendo ser finalista em pelo menos quatro provas”, diz a atleta, que em setembro disputará o Troféu José Finkel de Natação, a competição mais importante do calendário brasileiro.
Com apenas 20 anos, a atleta da UFPR diz que sonha em um dia disputar uma Olimpíada defendendo o Brasil. “Disputar os Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta, mas na natação a gente tem que fazer tudo com muito planejamento, dar um passo de cada vez. Estou treinando sempre para chegar à Olimpíada, quem sabe em 2012 ou 2016”, diz Verônica Balsano.
“Foi uma boa prova, minha expectativa era conseguir ganhar medalhas aqui em Maceió e estou feliz pelo resultado”, disse Verônica. Ainda hoje, a atleta natural de Ponta Grossa ainda competiria na prova do revezamento 4X200 metros livre, e amanhã (sábado, 28) entra na piscina para disputar outras cinco provas: 100 e 400 metros livre, 200 metros medley e dois revezamentos: 4X100 metros livre e 4X100 metros medley.
Nos revezamentos, Verônica nadará ao lado das atletas Amanda Guérios, Maria Luiza Rachid e Renata Strapasson, todas da UFPR. “Tenho mais chances nos 4X100 medley, que é a minha especialidade, mas espero ir bem em todas as demais provas que vou disputar”, afirmou Verônica.
Esta é a segunda participação de Verônica Balsano nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras. No ano passado, em Blumenau, ela conquistou a medalha de prata na prova dos 400 metros medley. “Neste ano pretendo ser finalista em pelo menos quatro provas”, diz a atleta, que em setembro disputará o Troféu José Finkel de Natação, a competição mais importante do calendário brasileiro.
Com apenas 20 anos, a atleta da UFPR diz que sonha em um dia disputar uma Olimpíada defendendo o Brasil. “Disputar os Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta, mas na natação a gente tem que fazer tudo com muito planejamento, dar um passo de cada vez. Estou treinando sempre para chegar à Olimpíada, quem sabe em 2012 ou 2016”, diz Verônica Balsano.
Suíço do Guarani conhece campeões na terça
Está prevista para esta terça-feira, dia 1o. de julho, a realização das duas últimas partidas do Campeonato de Futebol Suíço do Clube Guarani. Serão duas finais - uma da prata e outra da ouro. O Campeonato foi considerado de ótimo nível técnico por parte da organização. Na prata a boa equipe do Paraná Materiais de Construção decidirá o primeiro lugar com a Definitiva Informática, às 19 horas. Logo em seguida Madcompen e Brasil fazem o jogo mais esperado do torneio. Na fase de classificação de Brasil - 5 a 1. Após os jogos, os atletas serão recepcionados no salão de festas do Clube Guarani, onde acontecerá o cerimonial de entrega dos troféus e um delicioso jantar.
Operário a um ponto da elite
Mesmo que o Fantasma tivésse vencido na última quinta-feira, comemoraria por poucos minutos a passagem para a 1a. divisão do futebol paranaense. Do outro lado do quadrangular, o Foz, já aos 48 minutos arrancava um empate em 2 a 2 com o já eliminado Francisco Beltrão. O time de vila Oficinas foi nervoso a campo, deu muitos chutões, e seu meio de campo parecia jogar com uma bola pegando fogo. Não foi um bom jogo tecnicamente falando. Não se discute aqui o empenho dos atletas, mas sim, a maneira como se postaram em campo. O meia Xuxa, com o zagueirão Nelsinho foram os destaques do time. Um, embora tenha errado muitos passes, continua mostrando muita disposição. Agora, Nelsinho poderia ter se consagrado, fechado com chave de ouro uma partida impecável, se não tivésse desperdiçado a melhor oportunidade do jogo aos 47 minutos do segundo tempo, quando cara-a-cara com o goleiro Danilo cabeçou fraco, e permitiu a boa defesa do arqueiro do Nacional. O Fantasma enfrenta o Foz neste domingo, fora de casa, e não pode perder a característica ofensiva. Em 24 horas terá que amadurecer, e saber a hora certa de dar chutão ou colocar a bola no chão. Não sei. Alguma coisa me diz que o Beltrão vai endurecer o jogo com o Nacional, mas o Fantasma não pode e nem deve ficar dependendo de outro resultado, principalmente porque tem a possibilidade direta de fazer história, e após 10 anos voltar a jogar contra os grandes times que disputam a principal divisão do futebol paranaense. A entrada do atacante Rogério poderia ser um dos grandes golpes de arrojo do técnico Rodrigo Muller. Primeiro assustar o adversário com uma formação arrojada, e depois, se necessário, ter em campo um time que mantenha mais a posse de bola. Fica nossa torcida para que nosso glorioso Operário não tenha nadado tanto, pra morrer na praia na última possibilidade de braçada.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Arcamp e América empatam no primeiro jogo da final
O América teve maior volume de jogo. A Arcamp perdeu uma oportunidade incrível no primeiro tempo. Mas, o resultado final acabou sendo de 1 a 1. A partida, válida pela grande final do Campeonato de Futebol Amador de Ponta Grossa, aconteceu no Miró de Freitas. Aliás, o segundo jogo, às 10:00 do domingo que vem, será lá também. O América começou pressionando, e aos 29 minutos, depois da cobrança de um escanteio, o lateral Bira, de cabeça, colocou para o fundo das redes. Não demorou muito, e o oportunismo do atacante Cleberson deixou o placar igual. No segundo tempo o América continuou com o domínio, e até perdeu algumas boas chances, mas a partida ficou nisso - tudo igual. O América joga por dois resultados iguais, e se empatar no próximo domingo, será o grande campeão da temporada.
Circuito de baliza e tambor
O Circuito Sul Paranaense de Baliza e Tambor realizou no último final de semana a última etapa de provas, que levantaram os campeões de cada categoria e modalidade. O evento aconteceu no Centro Agropecuário de Ponta Grossa, e contou com cerca de 300 inscrições e mais de 180 animais. A novidade foi a introdução da prova de tambor e marcha para Muares (Burros e Mulas). Paralelo ao evento aconteceu também a prova de laço, na pista de baixo do Centro Agropecuário. Os prêmios distribuídos foram bastante significativos. Foram 4 motos 0 Km, 4 lap tops e mais uma dezenas de ótimos prêmios. Os animais agora, estão sendo preparados para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá no mês de julho.
Chave ouro - em meio as indefinições STP joga pela classificação
China já deixou a equipe, e o técnico Danilo Martins já anunciou que não renovará seu contrato com o Santa Paula/SER para continuar na equipe após o próximo dia 28. A verdade é que pouca coisa mudou depois que o novo grupo gestor assumiu, principalmente nas questões salariais. Ouvi histórias de que os garotos de fora andaram até passando fome, e em alguns momentos comendo somente feijão na janta. Parece que a situação da alimentação foi resolvida, mas a equipe ponta-grossense tem problemas sérios de atrasados nos pagamentos. A informação de qua haveria um empresário interessado em assumir a equipe, mas somente com a condição de que a atual diretoria entregue o cargo do futsal, ainda é boato, e nada está confirmado. Sabe-se, no entanto, que certos nomes que estão envolvidos com o time não teriam respaldo suficiente para obter recursos junto ao empresariado local, mesmo com a entrada de bons nomes como Leopoldo Cunha, Carlinhos Cegonha e Antônio Carlos Maciel. Mesmo sob tanta pressão, os demais jogadores se mantêm firmes no objetivo de conquistar a vaga para a próxima fase da série ouro. A partida está confirmada para sábado (28), às 20:30, mesmo horários dos demais jogos. O adversário, Paranavaí também aposta suas fichas para pelo menos se manter da principal divisão do futsal paranaense. Mesmo jogando fora de casa, um empate garante o Santa Paula na próxima fase. A partir daí é que realmente se iniciarão as conversações sobre a saída de Danilo Martins e mais um grupo de jogadores, ou a permanência da equipe sob o comando de um novo grupo, inclusive com a mudança do nome fantasia do time.
Futsal feminino empate e segue em sexto
Jogando no Oscar Pereira no último sábado, o time de futsal feminino do Verde/Mercado Móveis/SER apenas empatou em 5 a 5 com o Cianorte, e ocupa a 6a. colocação do paranaense da chave ouro, com 7 pontos ganhos. Renata (foto), um dos destaques da partida, afirmou no final, que a equipe estava nervosa, e que não soube aproveitar o mando de quadra. Já o técnico Wilson Bian Júnior disse que esperava pelo menos os três pontos contra o time que está atrás do Verde na tabela de classificação. No próximo sábado as ponta-grossenses jogam com o Arapongas fora de casa, pensando em vitória e fugir de um possível confronto com Londrina ou Guarapuava na segunda fase da competição. Contra o Cianorte, o Verde/MM começou atrás no placar, com Dessirê aproveitando a bobeira da defesa na cobrança de escanteio. Cláudia, no peito e na raça, empatou para o time da casa. Ela ainda perdeu um penalti antes de marcar de tiro livre, o gol que deixou o time do técnico Bian na frente do placar. Mas, o Cianoirte foi a luta, e numa nova bobeira da equipe de Ponta Grossa, Renata chutou fraco e colocado, empatando o jogo. Ainda no primeiro tempo Ariane, num belo giro, deixou as visitantes na frente. No segundo tempo, a Renata do Verde, aproveitou a rebatida da bola, para sozinha empatar tudo de novo. Katlyn, num gol sem goleira, deixou o Verde na frente, 4 a 3. Luzia, de penalti, deixou tudo igual, e Ariane, de Cianoirte, aproveitou o bate e rebate para fazer 5 a 4 Cianoirte. No finalzinho do jogo, Katlyn, de longe, deu números finais à partida. Final de jogo Verde 5, Cianoirte também 5.
Divisão de acesso - quinta pode ser o dia "D"
Mesmo com uma rodada a ser jogada no final de semana, quinta-feira pode ser conhecido como o dia em que o Operário retornou à divisão de elite do futebol paranaense. Para que isto aconteça basta uma vitória sobre o Nacional de Rolândia, amanhã(26), às 20:30 no Germano kruger e uma derrota do Foz para o Francisco Beltrão. O Fantasma então, iria jogar no próximo domingo em Foz do Iguaçu, somente para definir quem seria o campeão e o vice da competição. No último domingo o Fantasma conquistou mais uma etapa do seu objetivo, ao vencer o Beltrão por 4 a 3. O Goleiro Felipe até que foi bem, mas em dois lances infelizes acabou levando dois gols. A partida desta quinta-feira é extremamente difícil para o time de Rodrigo Muller, mas, jogando em casa, o alvi-negro ainda não perdeu no campeonato. Tal história qualifica o time ponta-grossense à mais uma vitória e um passo importante para a conquista da divisão de acesso. Rodrigo tem sido criticado veementemente por uma rádio local. Comentários que inclusive ultrapassam a linha profissional, e praticamente parte para o campo pessoal. Mas, dentro de campo tem mostrado a coisa mais prática do futebol - vitória. Se não é o rei da experiência, da estratégia ou da competência, os números são favoráveis a ele. E são estes números que têm calado a boca de muita gente. Até que se prove ao contrário, com estes mesmos números, ele tem feito história.
Domingo tem Circuito de Corridas Rústicas
A Secretaria de Esportes e Recreação programou para o próximo domingo (29), a 3a. etapa do Circuito de Corridas Rústicas de Ponta Grossa. A prova terá largada no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, no centro da cidade, e terá o atrativo de prêmios em dinheiro. Os interessados poderão fazer suas inscrições no local, entre 8:30 e 9:30. O percurso é de 1.900m para as categorias do feminino, masculino e mirim e masculino menores, e de 3.800m para as demais categorias do masculino. O vencedor geral do masculino, além de troféu e medalha terá R$ 200 reais em dinheiro, o mesmo acontecendo para o feminino.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Operário segura o Beltrão e busca vitória domingo
O Fantasma de Vila Oficinas conseguiu segurar o ímpeto do Francisco Beltrão, na noite desta quinta-feira (19), jogando fora de casa. A partida terminou em 1 a 1, emantêm todos os quatro times que disputam o quadrangular final da divisão de acesso com possibilidades de chegar a uma das duas vagas para a elite di futebol paranaense. No outro jogo, o Foz do Iguaçu passou pelo Nacional de Rolândia por 2 a 1. A classificação tem agora o Foz em 1o. lugar com 6 pontos. Foz e Operário dividem a segunda colocação, com 4 pontos, e o Beltrão está em último, com 2 pontos ganhos até aqui. No próximo final de semana tem Operário e Beltrão, às 15h30, no Germano Kruger. O Fantasma precisa garantir mais três pontos jogando em casa. Aliás precisa dos seis pontos que tem a disputar em Vila Oficinas, e mais um empatezinho contra o Foz na última rodada da comeptição. As duas vagas à série principal do futebol do Paraná continuam em aberto.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
O artilheiro e a classificação
Laio já tem 11 gols marcados dentro do campeonato da chave ouro. Sai do banco de reservas sempre para marcar. Nordestino humilde, de poucas palavras, um dia me falou: "somos cabra da pestes e não desistimos nunca". Aliás, Laio é a figura que se soma a aguerrida equipe do Santa Paula, que, por causa das lambanças fora da quadra, já poderia até ter ido embora. São mais duas partidas pela frente, e mais do que nunca o Santa Paula vai precisar dos gols do pequeno camisa 11. A primeira batalha acontece em Campo Mourão, no próximo sábado. O jogo é extremamente difícil, porque o adversário, além de ter perdido no último final de semana, precisa dos três pontos para continuar sonhando em classificação. Jogar em casa é um fator favorável, que pode se transformar em grande arma contra, caso o time ponta-grossense consiga segurar o ímpeto inicial de Campo Mourão. Os garotos do STP terão que crescer, e mostrar maturidade, num jogo onde, calma pode definir a classificação.
Chave Ouro - Santa Paula continua com dificuldades
Tenho acompanhado a performance do Santa Paula dentro da chave ouro do futsal paranaense. É evidente que o técnico Danilo Martins tem tirado leite de pedra. O treinador vive um bom momento, e a cada dia aumenta seu pretígio diante do torcedor e a imprensa esportiva - inclusive, com sua competência - calando a boca dos mais pessimistas. Com todas suas limitações financeiras e até mesmo técnicas, o time ponta-grossense mostrou até aqui, que é igual a outros times, inclusive com maior investimento financeiro. Mas, quando falo tirar leite de pedra, não é porque o time de Ponta Grossa é ruim. A equipe é boa, e precisaria pelo menos mais uns três reforços para fazer jogos iguais em tempo integral com os considerados fortes - Umuarama, Cascavel, Rondon e Pato Branco. Mas, esta briga que atletas e técnicos travam fora de quadra, com a falta de pagamento dos salários é um absurdo. Olha só... O contrato do Danilo termina no próximo dia 26, e o cara tá com salários atrasados. Será que vai renovar? Acredito que não, pois é profissional, vive disso, e não pode ficar a mercê dos desmandos do nosso futsal. Uma pena para o futsal da nossa cidade.
Suíço do Guarani
O Paraná Materiais de Construção/MR Veículos é o primeiro finalista da chave prata do Campeonato Interno de Futebol Suíço do Clube Guarani. O time de Medeiros e compania venceu por W x O o Posto Lavagil, e como já havia derrotado o adversário no primeiro jogo por 6 a 1, garantiu presença na final da chave prata. No outro jogo, a Madcompen passou pelo Tabajara por 4 a 3, e agora joga pelo empate na partida de volta. Nesta quinta-feira sai o primeiro finalista da série ouro. O Brasil pode até empatar com o Lojão do Keyma, que estará classificado para a disputa do título máximo da competição.
Jogos da Juventude - Regional em Prudentópolis
Das três equipes de Ponta Grossa que iniciaram as disputas por uma vaga na final dos Jogos da Juventude do Paraná, na sua fase regional, que está sendo disputada em Prudentópolis, somente o futebol masculino é que já retornou pra casa. O Handebol e Futsal masculino continuam na competição, e agora disputam a segunda fase. O Futsal estreiou nesta terça-feira empatando com Guarapuava em 1 a 1. O resultado obriga o time dos técnicos Zézinho e Gegê a vencer se confronto contra Ventania. Um empate deixa a equipe ponta-grossense dependendo do resultado de Guarapuava e Ventania. O handebol masculino estréia na segunda fase logo mais, às 15 horas, contra Palmeira, que perdeu na primeira rodada para Castro, por 22 a 17. Em caso de vitória, o time do técnico Jean, mesmo sem ter jogado com Palmeira, já terá garantido uma vaga na semi-final da competição. O handebol masculino classifica os três primeiros colocados para a final dos Jojup's 2008.
domingo, 15 de junho de 2008
Futebol Amador - Arcamp e América fazem final
Definidos na manhã deste domingo (15) os finalistas do Campeonato de Futebol Amador de Ponta Grossa. Arcamp e América estão classificados para a Taça Paraná e começam a decidir o título da competição no próximo final de semana. No André Mulaski o Olinda não conseguiu aproveitar o fato de jogar em casa, e acabou sendo surpreendido pela Arcamp, perdendo por 1 a 0. No primeiro jogo a Arcamp já havia conseguido o mesmo placar. O América, que havia sido derrotado no primeiro confronto para o Itaiacoca por 3 a 1, aproveitou o mando de campo, e goleou o adversário por 4 a 1, revertendo a vantagem que era o Itaicoca. Os dois jogos da final acontecerão no Campo do América, pois a Arcamp não apresentou um local para mandar seus jogos no congresso técnico da competição.
Chave Ouro - STP vence e continua na briga
Uma vitória, como não poderia deixar de ser, na base da persistência e da determinação. Foi assim que o Santa Paula/SER atropelou na noite deste sábado (14) o Foz do Iguaçu por 7 a 2. Manta, que saiu do ginásio Oscar Pereira direto para uma clínica da cidade, foi um dos destaques do time do técnico Danilo Martins, anotando três gols. A princípio, conforme informações da direção da equipe, não aconteceu o pior para o atleta ponta-grossenses, que teve a princípio, suspeita de fratura no seu pé. O Santa Paula dominou todo o jogo. Os dois times jogaram aberto, e desperdiçaram ótimas oportunidades. Sempre à frente no placar, Danilo Martins até se deu ao luxo de colocar os jogadores do banco no final do jogo. Com a vitória o STP vai a 16 pontos, e sobe para a 10a. posição, e ainda dependendo dos seus resultados. O próximo jogo do time ponta-grossense será sábado, contra Campo Mourão, outro time que briga por uma das vagas à segunda fase da competição.
Acesso - Operário perde e cai para terceiro
Um gol em cada tempo deu a vitória para o Nacional de Rolândia por 2 a 0 contra o Operário Ferroviário, na manhã deste domingo (15). Segundo a imprensa que esteve cobrindo a partida, o Fantasma não foi bem, principalmente na etapa inicial. No outro jogo do quadrangular decisivo da divisão de acesso do futebol paranaense o Foz do Iguaçu derrotou o Francisco Beltrão, também por 2 a 0. Assim, o O Nacional assume a liderança, com 4 pontos ganhos. Foz e Operário somam 3 pontos, mas o Foz tem melhor saldo de gols. Na última posição está o Beltrão, com apenas 1 ponto ganho. No meio da semana o Operário joga contra o Beltrão, fora de casa, enquanto que o Nacional enfrenta o Foz do Iguaçu.
sábado, 14 de junho de 2008
Divisão de Acesso - Ventos favoráveis para o Fantasma
Ha uma semana atrás, perguntado pelo meu amigo Alexandre, do Jornal da Manhã, sobre as perspectivas do Operário no quadrangular final, eu disse que o Fantasma poderia utilizar a irregularidade das últimas três partidas como um fator psicológico positivo. Com certeza seria um grande momento para o técnico Rodrigo Muller chamar seu "pessoal" para uma conversa, e mostrar os dois lados vividos até aqui. Mostrar que o Operário poderia ser muito bom numa partida, e muito ruim na outra, e principalmente que, agora não dava mais para dar chance ao azar. Já contra o Nacional, independente de titulares em campo ou não, o Operário jogou bem. A partida contra o Foz, em que venceu por 1 a 0, mostrou que as chaqualhadas levadas em campo surtiram efeito. O time jogou com disposição, e só não marcou maus porque a trave salvou o Foz em alguns momentos. E time que quer ser campeão precisa contar com a ajuda divina também. O empate entre Beltrão e Campo Mourão ajudou em muito o Fantasma. Aliás, vai ajudar muito na reta final do campeonato. Neste domingo é hora de ver em Rolândia se este time mostra o mesmo brio que o caracterizou em Ponta Grossa. É verdade. Se nosso fantasma resolve vencer o Nacional, volta com a liderança isolada do quadrangular, e muito mais motivado para seu próximo jogo. Esta é uma história que pode ter um final muito feliz.
Chave ouro - STP entre a cruz e a espada
Na verdade, quando se disputa uma competição tão equilibrada como o Campeonato Paranaense da Chave Ouro, todos os jogos deveriam ser encarados como decisão, principalmente porque o representante de Ponta Grossa tem suas limitações, principalmente quando se fala em banco. Com 13 pontos na tabela de classificação, e ocupando a 12a. posição, o time do técnico Danilo Martins precisa passar pelo Foz do Iguaçu na noite deste sábado (14), no Ginásio Oscar Pereira. Ouvi uma pessoa dizer esses dias que este time não vai a lugar nenhum. E a equipe de 2007, foi aonde? Foi para o fundo do poço. Mas, vamos tirar nosso foco deste bastidor tão pessimista, e pensar em números, que é algo mais lógico. O Santa Paula em relação a alguns times, tem uma situação até mais favorável. Veja bem o exemplo do Francisco Beltrão, que joga hoje contra o Cianorte em casa. Somando 16 pontos, e com a 8a. colocação, o time beltronense terá pela frente somente mais uma partida, contra Marechal Candido Rondon, fora de casa. A partida de hoje nãao tem prognósticos, mas, se fizer pontos, com certeza serão os últimos desta primeira fase para Beltrão. O Medianeira tem situação mais desconfrotável ainda. Realiza hoje, seu último compromisso na primeira fase. São 16 pontos, e a 11a. posição. A partida contra Campo Mourão também complicada. Então na verdade, prezado internauta, o Santa Paula precisa é fazer sua lição de casa, e jogar bem fora de casa. O time ponta-grossense já mostrou que sabe fazer bem sua tarefa fora dos seus domínios, mas em vários momentos também pareceu um time irresponsável. Opções a equipe tem. Resta saber qual caminho quer tomar. Se for o da classificação, terá que jogar com resposnabilidade.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Jocop's - Ponta Grossa mostra força
Com a finalização da fase macro-regional dos Jogos Colegiais do Paraná, no último final de semana, na cidade de Pinhão, mais uma vez Ponta Grossa mostrou sua força e tradição dentro das comeptições estudantis no Paraná. No vôlei masculino o Colégio Neo Master foi imbatível, tanto na classe A como na classe B. Na classe A o time do técnico Dalmo Souza é simplesmente o atual vice-campeão brasileiro colegial, condição que o qualifica para ser um dos favoritos ao título paranaense deste ano. Já no vôlei classe B o técnico disse que a fase final em Curitiba será uma incognita. No handebol o Colégio Sagrada Família ficou com a segunda vaga na classe B masculina. Na classe A feminina, o time é a base da seleção da cidade, e é dirigido pelo técnico Christiano Postiglioni. A evolução da modalidade nesta categoria é nitida, e as meninas do Sagrada atropelaram em Pinhão. No masculino, o Colégio Sepam venceu bem seus três compromissos, e se tuder der certo na composição das chaves em Curitiba, deverá fazer uma campanha melhor que a do ano passado, quando se despediu da competição ainda na primeira fase. A equipe do técnico Ronaldo Beatriz é mais coesa do que a de 2007. No basquete hegemoni total de Ponta Grossa, que venceu todos os jogos que disputou. No basquete masculino classes A e B, e também no feminino classe B, só deu Sepam. Foram vitórias fáceis, construidas a base da experiência e maior volume de jogo dos time sdo Colégio Sepam. Pelo menos uma das equipes, a classe B masculina, chega com boas chances em Curitiba. No feminino classe A o Colégio Sant'Ana foi soberano, e conquistou o primeiro lugar em Pinhão com extrema facilidade. O Colégio Sant'Ana também conquistou a segunda vaga no futebol masculino classe B, e como este esporte é uma caixinha de surpresas, fica difícil fazer um prognóstico para a fase final dos Jocop's 2008.
No futsal Ponta Grossa terá três representantes. O Dynâmico conquistou tranqüilo três vitórias no futsal feminino classe A, e garantiu o título da etapa. No masculino classe B o Colégio Sagrada Família saiu invicto da competição, enquanto que o masculino classe A terminou a fase com a segunda vaga. A competição acontece em Curitiba, entre os dias 11 e 22 de julho.
No futsal Ponta Grossa terá três representantes. O Dynâmico conquistou tranqüilo três vitórias no futsal feminino classe A, e garantiu o título da etapa. No masculino classe B o Colégio Sagrada Família saiu invicto da competição, enquanto que o masculino classe A terminou a fase com a segunda vaga. A competição acontece em Curitiba, entre os dias 11 e 22 de julho.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Suíço do Guarani - Brasil e Paraná Abrem vantagem na semi
Deu início nesta terça-feira, a semi-final do Campeonato Interno de Futebol Suíço do Clube Guarani. Foram dois jogos, um da série ouro e outro da série prata. Na preliminar o Paraná Materiais de Construção/MR Veículos passou fácil pelo Posto Lavagil por 6 a 1, e no jogo de volta pode até perder por 4 gols de diferença, que estará classificado para a final. No jogo de fundo, valido pela série ouro, o Brasil F. C. passou pelo Lojão do Keyma por 1 a 0. O placar foi perigo, mas de qualquer forma o time de Israel e compania joga pelo empate semana que vem. Mais dois jogos fecham a primeira rodada do certame nesta quinta-feira. Pela série prata, às 19 horas, jogam Masisa Logística e Definitiva Informática, e pela ouro, às 20 horas, se enfrentam Madcompen e Tabajara.
Chave ouro do feminino - Verde/MM obtém primeira vitória
Depois de pegar duas fumaceiras no início do campeonato - Londrina e Guarapuava - onde a equipe até jogou bem, mas acabou sendo derrotada, o Verde/SER/Mercado Móveis conseguiu nesta segunda-feira, em Ponta Grossa, sua primeira vitória no paranaense feminino da chave ouro de futsal. O sucesso veio sobre Foz do Iguaçu, por 3 a 1, e com o resultado o time do técnico Wilson Bian Júnior ocupa a 5a. colocação no certame. No sábado as ponta-grossenses viajam para Pato Branco, onde enfrentam a equipe local. O jogo reviverá as emoções da final dos Jogos Abertos de 2007, quando Ponta Grossa venceu por 3 a 0, e levou o título.
Acesso - Operário larga bem
O placar foi apertado. Poderia até ser mais, se não fosse a trave salvar o Foz do Iguaçu. Mas, o que importa são 3 pontos, e o Fantasma conseguiu seu objetivo nesta noite (11), jogando no Germano Kruger, com a vitória de 1 a 0 sobre o rival. Além disso, o Fantasma quebrou com o estigma de não ter vencido ainda o adversário nesta temporada. Eduardo, mais uma vez, aproveitou bem o contra-ataque do alvi-negro ainda no primeiro tempo. Nacional e Campo Mourão fazem nesta quinta-feira a outra partida do quadrangular decisivo do campeonato da divisão de acesso. No domingo o time do técnico Rodrigo Muller enfrenta fora de casa, o Nacional, em Rolândia.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Amador - Itaiacoca e Arcamp largam na frente
A Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa realizou neste final de semana, as duas primeiras partidas válidas pelas semi-finais do campeonato principal da cidade. De um lado o Itaiacoca reverteu a vantagem que o América tinha de jogar por dois resultados iguais. O jogo terminou em 3 a 1, e agora o Itaiacoca pode até perder por um gol de diferença, que estará na final do campeonato. No estádio André Mulaski a ARCAMP, 4a. colocada na fase de classificação surpreendeu o Olinda, e venceu por 1 a 0. O time do técnico Zé Ricardo joga por um empate na partida do próximo domingo. Campeão e vice estarão classificados para representar Ponta Grossa na Taça Paraná de Futebol Amador.
Taça Paraná - Guarani/Sepam está fora do sub-11
A equipe de futsal do Guarani/Sepam, que conta com o patrocínio da Placa Centro Madcompen, Retimaq, H. Costa Engenharia e Trigo Branco, até que fez ótimas atuações, mas não foi o suficiente para evitar duas derrotas na Taça Paraná sub-11, e a conseqüente desclassificação da segunda fase da competição. O time do técnico Marcelo Lara, o Larinha, iniciou sua campanha empatando com a Associação Monte Sião em 2 a 2. No segundo compromisso os ponta-grossenses perderam para a AABB de Curitiba por 5 a 4, e no domingo nova derrota. Desta vez para o Cancun/Coxa de Curitiba, por 4 a 3. O Guarani/Sepam fechou sua participação com o terceiro lugar, e somente AABB e Cancun/Coxa, respectivamente primeiro e segundo colocado, passaram para a semi-final da competição. Avaliando a participação do único representante de Ponta Grossa na competição, o técnico Marcelo Lara afirmou que sua equipe esteve muito bem durante os três jogos, fazendo frente às duas forças da chave, os times curitibanos. "Perdemos para a AABB nos segundos finais, e contra o Cancun fomos buscar um placar adverso de 4 a 0, e por pouco não chegamos ao empate. Com a desclassificação a equipe do Guarani/Sepam Futsal volta agora, suas atenções para a participação na Taça Paraná sub-9.
JEM - Sagrada Família conquista maioria dos títulos gerais
Terminou neste domingo (08), com a realização da Interpretação Musical, a 24a. edição dos Jogos Estudantis Municipais. Após a premiação da competição artística, as escolas campeãs e vice-campeãs gerais por grupo e sexo receberam seus troféus. O Colégio Sagrada Família ficou com 07 títulos gerais, o Marista devou 02, e o Colégio Sant'Ana ficou com um título. Beneficiado por obter boas colocações nas várias modalidades que disputou, mais uma vez, o Colégio Sagrada Família foi a escola que mais equipes inscreveu na competição. Isto lhe deu grande vantagem sobre os demais estabelecimentos. A grande evolução no JEM foi apresentada pelos Colégios Sant'Ana e Colégio Sepam, que na pontuação geral ficaram com o segundo e terceiro lugar. O JEM deste ano contou com 100 escolas participantes e mais de 600 jogos. As provas do atletismo grupos I e II não foram realizadas em função das chuvas da semana passada. A coordenação do evento deve divulgar nas próximas horas a programação de uma nova data. A pontuação desta modalidades neste sdois grupos não terá validade na classificação geral da competição.
Acesso - Operário vence Nacional
Mesmo jogando com alguns atletas que estavam no banco de reservas, o Operário fez uma boa apresentação. na tarde deste domingo, contra o Nacional de Rolândia. A partida terminou em 2 a 1 para os pontagrossenses, que foram a 28 pontos, e terminaram a primeira fase da divisão de acesso com a terceira posição. Mesmo com a derrota, o Nacional,, pelo saldo de gols, ficou com o primeiro lugar, e assim como o Foz, que venceu o Umuarama por 7 a 1, terá a vantagem de jogar a última partida do quadrangular decisivo em casa. Campo Mourão derrotou Maringá por 5 a 2, e ficou com a última vaga da fase derradeira. Isto porque o Francisco Beltrão ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Roma de Apucarana. O Fantasma estréia no quadrangular final da competição, enfrentando o Foz do Iguaçu, na próxima quarta-feira, dia 11, ãs 20h30, no estádio Germano Kruger.
domingo, 8 de junho de 2008
Chave ouro - STP perde e agora a vaga pode vir na matemática
O Santa Paula/SER perdeu na noite dest sábado, para o Cascavel, por 4 a 1, e agora, além da obrigação de vencer, poderá também, ter que contar com a força dos números para passar à segunda fase da competição. O time do técnico Danilo Martins ocupa a 13a. posição, com 13 pontos ganhos. Junto com ele estão o ressuscitado Toledo e o rico Guarapuava. Com 03 pontos à frente Beltrão, Campo Mourão, Cianoirte e Medianeira também brigam pelas últimas vagas. Matematicamente Umuarama, Rondon e Pato Branco já estão classificados. Cascavel. Foz do Iguaçu e Maringá dificilmente ficarão de fora. O próximo compromisso dos ponta-grossenses será em casa, no sábado, contra o Foz do Iguaçu. Para garantir a classificaçào sem depender de outros resultados o STP precisa vencer Foz, Campo Morão (fora) e Paranavaí (fora). As outras partidas deste sábado foram: Cianorte 2 x 1 Campo Mourão, Umuarama 5 x 2 Pato Branco, Toledo 2 x 2 Paranavaí, Rondon 6 x 1 Maringá, Londrina 4 x 1 Guarapauava, Foz 3 x 2 Medianeira, e Palotina 7 x 4 F. Beltrão.
domingo, 1 de junho de 2008
Acesso - Operário empata e vê vaga ameaçada
O empate em 1 a 1 com o Francisco Beltrão nesta tarde de domingo em casa, e a combinação dos demais resultados colocaram em xeque a vaga do Operário para o quadrangular final da divisão de acesso do futebol paranaense. A partida no Germano Kruger também teve um festival de bolas na trave - duas para o Operário e uma para o Beltrão. O primeiro tempo foi bem movimentado, e no último minuto, Rogério recebeu passe preciso de Gonzalo, para tocar na saída do goleiro Léu Marques, e fazer 1 a 0 para o Fantasma. O segundo tempo foi de poucas chances, e numa delas Cuia recebeu pela direita, fintou a marcação, e bateu sem chances para o goleiro Dida. Final Operário 1, Beltrão 1. Nos outros jogos o Umuarama perdeu em casa para Campo Mourão por 2 a 0, O Foz do Iguaçu bateu o Maringá por 2 a 1, e o Nacional de Rolândia passou apertado pelo Roma de Apucarana, por 1 a 0. A classificação tem o Nacional em primeiro, com 26 pontos, seguido por Foz do Iguaçu - 25, Operário - 24, Francisco Beltrão - 23, Campo Mourão - 19, Roma - 15, Maringá 03, e Umuarama - 01. O Fantasma enfrenta no meio da semana o Roma, de Apucarana, fora de casa, e no domingo o Nacional de Rolândia, no Germano Kruger.
sábado, 31 de maio de 2008
Jogos Colegiais do Paraná - Fase macro-regional
Termina nesta segunda-feira, dia 02 de maio, o prazo para inscrição das escolas classificadas em primeiro lugar nas modalidades coletivas na fase regional dos JOCOP's, para que possa disputar a fase macro regional. A grande parte das vagas foi preenchidas por escolas de Ponta Grossa, que também levam certo favoritismo para a etapa que antecede a fase final, no mês de julho, em Curitiba. Históricamente o futsal tem sido mais disputado. O basquete e o vôlei chegam com mais possibilidades de classificação. Somente o campeão e o vice na fase de Pinhão, a ser realizada entre os próximos dias 06 e 08 de junho, passam para a etapa final da competição.
Suíço do Clube Guarani
Os resultados da última semana no Campeonato de Futebol Suíço do Clube Guarani praticamente definiram os classificados para as séries ouro e prata da competição. A Madcompen passou pelo Paraná Mat. de Constração/MR Veículos por 4 a 1, e a Definitiva Informática ficou no empate em 1 a 1 com a Masisa Logística. Assim, Brasil F.C., Madcompen, Lojão do Keima e Tabajara são os quatro primeiro colocados, classificados para a série ouro. Masisa Logística, Lavagil, Paraná e Definitiva Informática brigarão pelo título da série prata. Antes do início das semi-finais, duas partidas nesta terça-feira, 03 de junho, fecharão a primeira fase. A Madcompen enfrenta o Tabajara às 19 horas, e o Lojão do Keima joga com a Masisa Logística às 20 horas. O Campeonato tem mostrado ótimo nível técnico, com a participação de ex-atletas profissionais e outros jogadores, que atuam no campeonato de futebol amador da cidade. A fase semi-final da competição será disputada com partidas de ida e volta, sem vantagem para nenhuma das equipes.
Divisão de acesso - Operário busca reabilitação
O Operário Ferroviário entra em campo, neste domingo, às 15h30, no Estádio Germano Kruger, para tentar sua reabilitação no paranaense da divisão de acesso, após a derrota no meio da semana, por 3 x 0 para o Foz do Iguaçu. O adversário será o Francisco Beltrão, time que derrotou o Fantasma por 2 a 0 no primeiro turno. Já classificado para as semi-finais da comeptição, que colocará dois times na divisão de elite do futebol paranaense, o Operário joga para manter a confiança, e chegar bem na etapa derradeira do paranaense. Dione, um dos destaques da equipe, está fora do jogo, por ter recebido cartão vermelho contra o Foz na última quinta-feira.
JEM - 100 escolas iniciam a busca por medalhas
Está programado para às 15 horas deste sábado (31), o cerimonial de abertura dos XXIV Jogos Estudantis Municipais. O evento contará com o desfile das 100 escolas participantes, e logo em seguida haverá um show de ciclismo. As competições já começam logo após, com a realização de partidas de futsal, vôlei e basquete. Durante os oito dias de disputadas serão mais de 600 jogos. O JEM teve seu início nesta sexta-feira (30), com a realização da Gincana do Alimento. O título foi para o Colégio Sepam, seguido do Colégio Sagrada Família, Marista Pio XII e Colégio Neo Master.
Chave ouro - empate entre adversários beneficia Santa Paula
Na abertura da rodada da chave ouro do futsal paranaense, nesta sexta-feira (30) foi registrado o primeiro jogo sem gols do campeonato paranaense da chave ouro de futsal. O 0 a 0 entre Cianorte e Foz do Iguaçu pode beneficiar o Santa Paula/SER, caso o time ponta-grossense vença nesta noite (31), no Ginásio Oscar Pereira o Toledo. A equipe entra em quadra motivada pelas mudanças ocoridas nos últimos dias fora de quadra, com a entrada de um novo grupo gestor e a perspectiva de estabilidade financeira nos próximos dias. Dentro de quadra o representante de Ponta Grossa na chave ouro tem se mostrado impecável, conquistando ótimas vitórias fora de casa, e garantido pontos importante no Ginásio Oscar Pereira. Dependendo da combinação de resultados deste final de semana, o Santa Paula pode chegar até a 6a. colocação da classificação geral.
domingo, 25 de maio de 2008
Acesso - Operário vence, e se isola na liderança
O Operário Ferroviário continua invicto jogando em Ponta Grossa. Nesta tarde (25), a vitória veio diante do Umuarama, lanterna da divisão de acesso. A partida terminou em 3 a 0 para o Fantasma, o que dá a liderança isolada da competição, faltando quatro rodadas para o término da primeira fase. O primeiro tempo foi fraco tecnicamente, e numa das únicas oportunidades, aos 20 minutos, Cleiton aproveitou uma sobra dentro da área, para bater no canto do goleiro Jair, e fazer 1 a 0 para o time de Vila Oficinas. A segunda etapa foi mais movimentada, com o time do técnico Rodrigo Muller perdendo várias oportunidades de gol. Aos 30 minutos Bea foi derrubado na grande área. Gonzalo bateu com perfeição, fazendo 2 a 0 para o Fantasma. O placar final foi selado numa bola dividida entre os atacantes Gonzalo e Eduardo. Os dois chutaram juntos, mas a arbitragem deu o gol para Eduardo. O Operário sobe para 23 pontos. Na segunda colocação ainda está o Nacional de Rolândia, com 20. Em terceiro lugar vêm Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, com 19. Campo Mourão está e quinto lugar, com 16, Roma em sexto, com 12, Maringá em sétimo, com 3. Em último continua o Umuarama, com apenas um ponto.
Chave ouro - Santa Paula/SER mata a cobra e mostra o pau
De grão em grão a galinha enche o papo. Assim vem sendo definida a campanha do Santa Paula/SER na chave ouro do paranaense de futsal. No último sábado a vítima foi o Francisco Beltrão, que em casa, acabou perdendo para os pontagrossenses por 7 a 2. Um jogo em que a equipe do técnico Danilo Martins saiu na frente e acalmou o ímpeto da torcida beltronense, que instigada por um jornal local, queria o couro de algumas pessoas da imprensa da nossa cidade. Segundo este mesmo órgão, uma rádio de Ponta Grossa, em 2006, instigou a torcida do Santa Paula contra os beltronenses, na semi-final da chave prata. Lá em Beltrão, por pouco não veio o troco. Dentro de quadra o Santa Paula foi perfeito, e com a vitória chegou aos 13 pontos, e a nona colocação do campeonato.
Assim foram os outros resultados, e assim ficaram as equipes na tabela de classificação: Pato Branco (2) 5 x 0 Palotina(16), Toledo (14) 2 x 3 Foz do Iguaçu (7), Maringá (4) 4 x 0 Cianorte (13), Guarapuava (12) 5 x 2 Medianeira (5), Londrina (10) 4 x 3 Marechal Cândido Rondon (3), Umuarama (1) 2 x 1 Cascavel (8) e Campo Mourão (11) 4 x 2 Paranavaí (15).
O próximo jogo do Santa Paula será sábado que vem, às 20h30, no Ginásio Oscar Pereira, contra o Toledo.
Assim foram os outros resultados, e assim ficaram as equipes na tabela de classificação: Pato Branco (2) 5 x 0 Palotina(16), Toledo (14) 2 x 3 Foz do Iguaçu (7), Maringá (4) 4 x 0 Cianorte (13), Guarapuava (12) 5 x 2 Medianeira (5), Londrina (10) 4 x 3 Marechal Cândido Rondon (3), Umuarama (1) 2 x 1 Cascavel (8) e Campo Mourão (11) 4 x 2 Paranavaí (15).
O próximo jogo do Santa Paula será sábado que vem, às 20h30, no Ginásio Oscar Pereira, contra o Toledo.
sábado, 24 de maio de 2008
Copa Tribuna - Operário empata com o Londrina
Jogando nesta tarde (24) no estádio Germano Kruger, o Operário empatou em zero a zero com o Londrina. O Fantasma somou seu segundo ponto nesta fase da competição, equanto que o time do norte do estado foi a oito pontos na tabela de classificação. O primeiro tempo foi de poucas chances de gol, e a movimentação se concentração da bola firmou-se na meia cancha. Mesmo, de um lado o Operário estando fora da próxima fase, o técnico Toninho Paraná colocou seu time à frente, e foi do fantasma a única chance da etapa inicial. Kaleo recebeu pela esquerda, e chutou forte, mas em cima do goleiro do Londrina. O segundo tempo não foi muito diferente, mas o Fantasma sempre mostrou mais disposição em atacar. A melhor chance foi desperdiçada pelo atacante Tinga, que livre pela esquerda, chutou fraco, com a bola passando perto da trave londrinense. E o jogo ficou assim, Operário 0, Londrina 0.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Divisão de Acesso - Dá-lhe Operário
O Fantasma de Vila Oficinas foi perfeito nesta tarde (22), e sapecou uma sonora goleada pra cima do Maringá, na casa do adversário. Tá certo que o time do norte do estado não está bem na classificação geral, mas o Operário mostrou competência na hora da finalização, e pôs pra funcionar seu ataque. Prova disso, é que o placar de 8 a 1 para o alvi-negro, foi construído através dos atacantes Rogério, com 4 gols marcados, e Gonzalo, com 3. Assim, o Operário assume a liderança do campeonato pelo saldo de gols, uma vez que soma os mesmos 20 pontos que o Nacional de Rolândia. A segunda colocãção tem dois times - Foz do Iguaçu e Beltrão, que têm 16 pontos cada. O próximo compromisso do fantasma será domingo (25), às 15h30, contra o Umuarama, no estágio Germano Kruger. A se contar pelo retrospecto dos dois times, pode estar pintando mais uma grande goleada. Sobre a presença de público não precisa falar muito da massa operariana. Certeza de casa cheia.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Taça Parana sub-11 - Guarani/Sepam conhece adversários
A Federação Paranaense de Futsal anunciou nesta quarta-feira (21), as cidades sedes e a divisão das 16 equipes para os quatro quadrangulares da Taça Paraná de futsal masculino sub-11.A etapa acontece entre os dias 06 e 08 de junho.
O Guarani/Sepam, que tem o patrocínio das empresas Retimaq, Placa Centro Madcompen, H. Costa Engenharia e Trigo Branco Representações, está no grupo "I", com sede em Curitiba, juntamente com o Cancun Esportes/Coritiba Futsal, AABB/Curitiba e Associação Monte Sião de Paranaguá.
O primeiro jogo do único representante de Ponta Grossa na categoria, acontecerá no dia 06 de junho, sexta-feira, às 20h15, contra a Associação Monte Sião, de Paranaguá.
O Guarani/Sepam ganhou o direito de disputar um dos quadrangulares ao se classificar em segundo lugar no grupo disputado em Ponta Grossa, no último final de semana.Conforme o técnico Marcelo Lara, o Larinha, o grupo ficou extremamente forte, com a presença de duas forças do futsal de base do estado, Cancun e AABB. "Jogar na casa do adversário contra estes dois times não será tarefa fácil, mas estamos nos preparando para dar o melhor de nós, e tentar buscar uma das vagas às semi-finais", garante o treinador. Para a etapa de Curitiba, o Guarani/Sepam terá a presença do ala Ricardo, artilheiro do time na primeira etapa, anotando 6 dos 15 gols da equipe, e do goleiro artilheiro Danilo Callegari, que se encarregou de fazer grandes defesas dentro da competição. Larinha intensifica os treinamentos nas próximas duas semanas, para tentar surpreender em Curitiba.
O Guarani/Sepam, que tem o patrocínio das empresas Retimaq, Placa Centro Madcompen, H. Costa Engenharia e Trigo Branco Representações, está no grupo "I", com sede em Curitiba, juntamente com o Cancun Esportes/Coritiba Futsal, AABB/Curitiba e Associação Monte Sião de Paranaguá.
O primeiro jogo do único representante de Ponta Grossa na categoria, acontecerá no dia 06 de junho, sexta-feira, às 20h15, contra a Associação Monte Sião, de Paranaguá.
O Guarani/Sepam ganhou o direito de disputar um dos quadrangulares ao se classificar em segundo lugar no grupo disputado em Ponta Grossa, no último final de semana.Conforme o técnico Marcelo Lara, o Larinha, o grupo ficou extremamente forte, com a presença de duas forças do futsal de base do estado, Cancun e AABB. "Jogar na casa do adversário contra estes dois times não será tarefa fácil, mas estamos nos preparando para dar o melhor de nós, e tentar buscar uma das vagas às semi-finais", garante o treinador. Para a etapa de Curitiba, o Guarani/Sepam terá a presença do ala Ricardo, artilheiro do time na primeira etapa, anotando 6 dos 15 gols da equipe, e do goleiro artilheiro Danilo Callegari, que se encarregou de fazer grandes defesas dentro da competição. Larinha intensifica os treinamentos nas próximas duas semanas, para tentar surpreender em Curitiba.
Cia. do Esporte na TV Vila Velha
Provavelmente possuo alguns leitores que acompanham o programa Cia. do Esporte também na TV. A estes amigos, informo que a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de maio, estaremos da TV Vila Velha. O programa inicia às 22h30, e possue o mesmo formato daquele apresentado até a última semana na TVM. Agradeço Léo Passetti pelas oportunidades que nos deu, ao acreditar que o programa poderia ir longe, bem como os funcionários da TVM, que colaboraram para a existência do Cia. do Esporte. Mas, temos certos impulsos que nos arremetem a novas possibilidades, e de posse deste sentimento, amigavelmente mudamos de emissora. Daqui em diante, o Cia. do Esporte é na Vila Velha, todos as segundas-feiras, a partir das 22h30.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Esportes para-olímpicos - APEDEF prioriza o basquete e o handebol
A Associação Ponta-grossense de Esportes para Deficientes - APEDEF, já tem mais de 300 filiados, e destes, pelo menos 60 estão praticando algum esporte. Nos últimos anos a entidade vem se estruturando, buscando reconhecimento e proporcionando aos atletas a possibilidade de integração. Um dos grandes avanços é a construção por parte da prefeitura municipal de Ponta Grossa, de um espaço destinado exclusivamente às pessoas com deficiência, situado na avenida Benjamim Constant, e que em breve estará a disposição destes atletas. A APEDEF já tem certa a presença do atirador Carlos Garletti, na seleção brasileira de tiro, que disputará as para-olimpíadas de Pequim. Mais uma vaga, no halterofilismo, poderá ser confirmada com Cláudio Rosa, nos próximos dias. Mas, a entidade também tem direcionado suas atenções para os esportes coletivos, mais precisamente o basquete e o handebol. Recentemente os atletas estiveram na cidade de Apucarana, onde venceram um amistoso de basquete contra Londrina por 27 a 3. "Foi um resultado expressivo, que mostra a evolução deste grupo", analisou o técnico da equipe Nilton Fontes. No próximo final de semana, o grupo estará na cidade de Toledo, disputando um quadrangular com as presenças da equipe local, Itajaí-SC e Francisco Alves. "Estamos iniciando nossas atividades a todo vapor, e motivados por uma possível parceria, com uma empresa de grande tradição em nossa cidade", comemora o presidente Noel Kostiurezko. "É o reconhecimento que lutamos por tanto tempo" acrescentou o dirigente. Durante o ano, a APEDEF participará ainda de uma série de campeonatos, e deverá trazer para Ponta Grossa o Campeonato Paranaense de Basquete.
Vôlei - Ponta-grossenses são pré-convocados para a seleção brasileira
Já estão treinando em Joinville, Santa Catarina, o meio de rede Edurdo Maciel, e o levantador Artur Mella (foto), ambos na equipe de vôlei masculino de Ponta Grossa Águia Sistemas/Neo Master/Tozetto/SER. Os dois jogadores foram pré-convocados para a seleção brasileiro, categoria infanto-juvenil - até 17 anos -, que disputará o sulamericano no segundo semestre. Recentemente os dois atletas defenderam o Colégio Neo Master na classificatória para o mundial escolar da Itália, onde o time ponta-grossense ficou com o vice-campeonato.
Jocop's - Regional de Ivaí conhece campeões
A grande parte das modalidades coletivas dos Jogos Colegiais do Paraná - Fase Regional, que acontece na cidade de Ivaí, já tem definidos seus campeões. No geral domínio geral das escolas ponta-grossenses. O basquete terá o Colégio Sepam nas classes B feminino, A e B masculino, e o Colégio Sant'Ana na classe A feminino. O Vôlei será representado na fase macro-regional pelo Colégio Neo Master nas classes A e B, Bento Mossorunga no feminino classe B, e Colégio Dynâmico na classe A feminino. No handebol masculino B o campeão foi o Colégio Sagrada Família, que também levou o título da classe A feminino. No masculino classe A o Colégio Sepam foi o campeão, e o feminino classe B o Colégio Gil Stain, de Ivaí conquistou o título. No fustsal masculino o Colégio Sagrada Família faz hoje(21) as finais nas classes A e B. No feminino classe B o título foi para o Colégio Basílio Chrunn, da cidade de Castro. No futebol masculino classe B o Colégio Sant'Ana foi o campeão, e na classe A o Colégio Leopoldino levantou o caneco. Começaram ontem (20) e terminam hoje, as competições de xadrez e tênis de mesa. Hoje também será realizada a última modalidade da fase regional - o atletismo.
terça-feira, 20 de maio de 2008
Vôlei - Neo Master leva título da Copa Marista
Foi realizada no último sábado (17), a Copa Marista de Vôlei Feminino. A competição contou com a presença dos Colégios Marista Pio XII, Neo Master, Sepam e Escola Gênesis. Segundo o coordenador da competição, José Francisco de Macedo, o Gaúcho, foram convidadas 10 escolas, mas, por diversos problemas, boa parte delas não pode participar. Ele acredita que este é um dos caminhos para se revelar novas atletas para o vôlei feminino de Ponta Grossa. A Copa Marista foi destinada às atletas com até 14 anos de idade, e o Colégio Neo Master, com três vitórias em três jogos ficou com o título. O segundo lugar foi para o Colégio Sepam, enquanto que em terceiro ficou a Escola Gênesis.
Futsal adulto de PG ainda vive só de promessas
A movimentação de bastidores na equipe de futsal do Santa Paula/Fogaça/SER tem sido grande nos últimos dias, mas na prática isto não teve efeito algum até o momento. Na semana passada, um grupo, liderado pelo empresário Leopoldo Cunha, se reuniu para tentar assumir a parte financeira do Clube. A dívida do Santa Paula já passa dos R$ 30 mil reais. Pessoas de respeito dentro da cidade buscam a solução para resolver a crise, principalmente porque em quadra, o time tem dado resposta posistiva. No último jogo, o pivô Laio (foto) foi visto conversando com um dirigente de Umuarama. Num primeiro momento afirmou que está com o pensamento focado no time de Ponta Grossa, mas que precisa cuidar da sua vida. Ele relatou que tanto o presidente, Nereu Malaquias, como o diretor Chinna, afirmaram que tudo será resolvido nos próximos dias.
Porém, os números apresentados pela atual direção do clube divergem. Na lista constam até pagamentos já efetuados. Com tanta diferença, o grupo gestor decidiu que até a próxima sexta-feira, após ter feito o levantamento real da situação, e ter em mãos o que realmente o clube deve, tomará uma posição definitiva - ou abraça a causa, ou faz voltar tudo para as mãos da atual diretoria, que trocou os pés pelas mãos. Em resumo, nada mudou. Os atletas estão com seus salários atrasados, existem pendências na Federação Paranaense de Futsal e outros fornecedores. Uma pena para o futsal ponta-grossense.
domingo, 18 de maio de 2008
Taça Paraná - Guarani/Sepam avança para segunda fase
Dos dois representantes de Ponta Grossa na Taça Paraná, categoria sub-11, somente o Guarani/Sepam permanece na competição. O Alex Radiadores/Portela ficou com o terceiro lugar no quadrangular realizado na cidade, e se despediu da competição. O torneio na cidade começou na sexta-feira (16), com a vitória do Guarani/Sepam sobre o Alex Radiadores por 5 a 0. Na partida de fundo Cornélio Procópio venceu o Paraná Clube por 8 a 2. No sábado Cornélio voltou a vencer. Desta vez, com placar apertado sobre o Guarani/Sepam, por 4 a 2. No outro jogo o Alex Radiadores venceu o Paraná Clube por 6 a 2. No domingo O Alex Radiadores precisava vencer Cornélio, mas acabou perdendo por 3 a 2. No outro jogo, já classificado, o time do técnico Luiz Marecelo Lara passou pelo Paraná Clube por 8 a 1. Depois da conquista, os garotos do Guarani/Sepam foram comemorar com os pais, que fizeram a festa no Ginásio OsniVilaca Mongruel (foto). Agora restam 16 equipes na competição, que terá os quatro quadrangulares que decide os semi-finalistas, entre os dias 6 e 8 de junho.
Acesso - Operário vence, e agora divide liderança
Não chegou a ser uma partida brilhante, mas o Operário jogou o suficiente para vencer o Sport de Campo Mourão, nesta tarde (18), por 3 a 1. Mais uma vez, a torcida (foto) foi o grande destaque. O público pagante ultrapassou os 5.500, mas estima-se que, pelo menos 7.000 pessoas acompanharam o espetáculo. O estado do gramado impediu que as duas equipes pudessem colocar a bola pra rolar. No primeiro tempo o jogo teve poucas oportunidades, e numa delas, aos 24 minutos, Andrezinho chegou livre pela esquerda, para fazer 1 a 0. Na etapa inicial o Campo Mourão ainda teve o atacante Rafinha expulso por jogada violenta. No segundo tempo o Operário foi melhor em boa parte. Fez 2 a 0 através de Dione, numa bola em que o goleiro Leandro deu uma mãozinha. Logo em seguida o Sport diminuiu a diferença, numa bola cabeceada pelo atacante Jonas, que havia acabado de entrar. Os números finais foram dados por Eduardo, que na cobrança de falta fechou o placar em 3 a 1 para o Operário. Os demais resultados apresentaram Foz do Iguaçu 3 x 1 Beltrão, Nacional de Rolândia 1 x 0 Maringá, e Umuarama 0 x 1 Roma de Apucarana. Nacional e Operário lideram a primeira fase da divisão de acesso, com 17 pontos. O Francisco Beltrão vem em terceiro, com 16. A classificação completada por Foz do Iguaçu 13, Campo Mourão 12, Roma 11, Maringá 3 e Umuarama 1 pontos ganho.
sábado, 17 de maio de 2008
Santa Paula/SER terá grupo gestor
A parte financeira do Santa Paula/SER está agora, sob o comando de um grupo gestor, formado por empresários da cidade. Esta foi a saída inicial encontrada pela diretoria do clube para espantar o fantasma de um desmanche do time, que disputa a chave ouro do futsal paranaense. Com um grupo de pessoas de credibilidade dentro da cidade, este comando terá a difícil tarefa de buscar dinheiro junto ao empresariado local, e cobrir o rombo deixado pela gestão anterior. Carlinhos Cegonha, nome respeitado do futsal de Ponta Grossa será o supervisor do time. "Vou ajudar meu amigo Antônio Carlos Maciel", garante o empresário. Segundo informações, o novo grupo gestor deverá tentar novos patrocínios nos próximos dias. Caso não tenha sucesso, devolverá a administração à atual diretoria. Carlinhos está fazendo um levantamento das dívidas contraídas pelo Santa Paula para a disputa da chave ouro, mas sabe-se de ante-mão, que a prioridade será pagar os salários atrasados dos atletas, que inclusive vinham vivendo de ajuda de terceiros e de promessas da diretoria do clube. Pelo menos, em função dos nomes que estão à frente do novo grupo gestor, a expectativa é mais positiva.
Taça Paraná sub-11 - últimos resultados
Ponta Grossa está sediando um dos quadrangulares da Taça Paraná de Futsal, categoria sub-11. Os jogos estão acontecendo até este domingo (18), no Ginásio Osni Vilaca Mongruel. São dois times da cidade na mesma chave, Alex Radiadores/Portela e Guarani/Sepam Futsal, que conta com o patrocínio da Placa Centro Madcompen, H. Costa Engenharia, Retimaq e Trigo Branco. Na primeira rodada, sexta-feira (16), o Guarani/Sepam Futsal passou pelo Alex Radioares por 5 a 0, enquanto Cornélio Procópio goleou o Paraná Clube por 8 a 2. Neste sábado (17) o Alex Radiadores se recuperou em cima do Paraná Clube, vencendo por 6 a 2, e o Guarani/Sepam perdeu para Cornélio Procópio por 4 a 2. Cornélio Procópio já está classificado para a segunda fase da competição, mas ainda depende dos jogos deste domingo (18) para garantir o primeiro lugar do grupo. A programação prevê para às 09h30 Alex contra Cornélio Procópio, e às 10h15 Guarani/Sepam contra o Paraná Clube.
Copa Tribuna - Fantasminha dá adeus ao sonho de classificação
Jogando nesta tarde no estádio Germano Kruger, pela Copa Tribuna de Juniores, o Operário acabou perdendo para o Cianorte~por 4 a 3, ficando sem chances de classificação para a semi-final da competição. A vitória do time visitante foi desenhanda ainda no primeiro tempo, quando já vencia por dois a zero. Os atacantes Jeferson e Maike até esboçaram uma reação para o fantasminha segunda etapa, mas o Cianorte voltou a marcar mais duas vezes. Schultz marcou para o Operário, e o final do jogo terminou em 4 a 3. No outro jogo da chave Portuguesa Londrinense e Londrina ficaram no empate em 1 a 1. O Londrina lidera a chave, com 7 pontos, o Cianorte vem em segundo com 6, a Portuguesa Londrinense está em terceiro com 2, e o Operário, sem chances de classificação está em último, com apenas um ponto ganho. Somente o primeiro colocado da chave passa para a semi-final.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Ginástica Rítmica do Sepam/SER disputa brasileiro em Curitiba
A equipe de Ginástica Rítmica do Colégio Sepam/SER embarca na próxima quinta-feira, dia 22, para Curitiba, onde disputará pela primeira vez o Campeonato Brasileiro. " São avanços que conquistamos graças aos resultados de 2007", garante a técnica da equipe Érica Canesnin Bento. A equipe obteve bons resultados nos Jogos da Juventude do ano passado, campeonato paranaense, e foi campeã intercolegial da temporada passada. Para as garotas do Sepam/SER, que tem média de 11 anos de idade, será uma experiência nova, e que certamente trará um ótimo aprendizado. A delegação ponta-grossense segue para Curitiba com nove atletas, e até domingo, dia 25, estará disputando o brasileiro com as melhores ginastas do país.
Estadual de basquete de base
Dois jogos movimentaram nesta quinta-feira, as equipes de Ponta Grossa, no Campeonato Paranaense de Basquete, ambos realizados no Ginásio Borell do Vernay. Na primeira partida APAB-PG/Praimer/Panificadora Otto e Sepam/Unimed se enfrentaram na categoria infantil feminino. A partida terminou em 57 a 45 para o Sepam/Unimed, com a ala Caroline Pilatti Gebeluca anotando 27 pontos. No segundo confronto veio o troco da APA-PG, que acabou vencendo o Sepam/Unimed, na categoria infanto-juvenil feminino por 48 a 28. A ala ERica Mizunuma, do Sepam, foi a cestinha do jogo, fazendo 12 pontos.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Chave Ouro - Santa Paula - Adiantando o veredito
A imprensa, de uma forma geral, divulgou nas últimas horas, a possibilidade de que o Clube Guarani assuma o futsal profissional de Ponta Grossa. Isto porquê, a atual diretoria, confiando que não precisaria do clube bugrino, nem se quer se deu ao direito de dar um "muito obrigado" ao final da parceria que durou todo 2007. Mais do que isso, os dirigentes do futsal do Santa Paula se programaram mal. Acharam que em cima das rendas e de patrocinadores que não vieram, conseguiriam tocar a equipe nesta temporada. Salários foram achatados, despesas contidas, e mesmo assim, o Santa Paula se vê a mercê de uma quebra geral. São dívidas junto a Federação Paranaense de Futsal e principalmente com os atletas. Agora, divulgou-se uma reunião que acontecerá nesta sexta-feira, 16, envolvendo os dirigentes do Santa Paula, dirigentes da SER e o presidente do Clube Guarani, Antonio Carlos Maciel. Quem vai encarar um time com quase R$ 30 mil reais em dívidas? Pois bem, amigo leitor. Adianto o veredito deste encontro. Um NÃO com letras garrafais do Clube Guarani para uma possível volta ao futsal da chave ouro. Os empresários ligados ao clube não querem saber de futsal profissional. Se dizem ignorados e até certo ponto enganados pelas pessoas que dirigiram o futsal de Ponta Grossa nos últimos anos. E eles têm razão, mesmo que esta decisão se reverta no abandono geral dos atletas, que deixam a equipe na nona colocação do paranaense de futsal. Com diplomacia o Véio deverá negar a ajuda tão esperada aos competentes atletas e seu técnico. Eu, pessoalmente já disse ao Danilo, que ele viéra para Ponta Grossa num momento errado. Momento de incertezas e erros grotescos de um time que de longe não chega a ser profissional. Infelizmente o Santa Paula/SER, salvo se não houver nenhuma reviravolta, deverá terminar o paranaense de futsal com alguns atletas do atual plantel, e mais os jogadores dos Jogos da Juventude. Esta será uma grande lição para todos aqueles que pensam que ser profissional é só ter uma time da chave ouro. Aprenderão nossos ingênuos dirigentes que ao se fazer um projeto há de se pensar em tudo, até mesmo no ingresso que deve ser dado aos funcionários da empresa que patrocina o time. O futsal de Ponta Grossa pode estar dando adeus à chave ouro. Só um milagre salva esta situação.
Jocop's - Regional de Ivaí - Programação
A coordenação da fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná divulgou nesta tarde, a programação da competição. O atletismo terá sua sessão técnica no dia 20 de maio, terça-feira, com as competições acontecendo na quarta-feira, dia 21 de maio, na pista do Estádio Municipal Valdmiro Jensen. Já o basquete tem seu primeiro jogo às 09 horas de sábado, dia 17, no Ginásio Bitu Mirim, que fica situado 6 km antes da cidade de Ivaí, sede dos jogos. O futebol acontece no estádio Municiapl Valdomiro Jensen. O futsal terá suas partidas nos ginásios de esportes Ivaí, e quadra do Colégio Arthur. O handebol também será realizado no Ginásio Municipal de Ivaí, e o vôlei na quadra de Bitu Mirim. O tênis de mesa e o xadrez serão desenvolvidos noClube Ucraniano.
Vem aí o Raid do Barreado
Os jeepeiros de Ponta Grossa vêm se movimentando na organização do Raid do Barreado, que corresponde a III Etapa da Copa Iguaçu de Raid. A competição será realizada no próximo dia 31 de maio, e terá em disputada em três categorias: Master, Sênior e Turismo. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas através do site http://www.copaiguacu.com.br/. Este promete ser um dos grandes eventos em que estará a frente o JEEP Clube de Ponta Grossa, presidido por Ubiratã Turcato
Colégio Marista realiza Copa de Vôlei Feminino
Numa iniciativa do professor José Francisco de Macedo, o Gaúcho, o Colégio Marista Pio XII, sediará no próximo sábado, 17 de maio, a Copa de Vôlei Feminino, com a participação do Colégio Sepam, Escola Gênesis, Colégio Marista e Colégio Neo Master. A competição é destinada à alunas das 7a. e 8a. séries, e tem por objetivo, além de promover a preparação das equipes para o JEM, movimentar a modalidade. Os jogos iniciam às 13h30.
Toledo sedia 2a. Etapa do Paranaense de Tênis de Mesa
Os mesatenistas de Ponta Grossa embarcam no próximo sábado, para a cidade de Toledo, onde acontece a 2a. etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa. A competição é dividida em 11 categorias, e pelo menos nas mais novas, haverá presençca certa de atletas ponta-grossenses. Colégio Sepam e Marista Pio XII deverão estar participando com cerca de 30 jogadores. Destaque para as possibilidades de medalha dos atletas Egon Lovato, no juvenil, Adalberto Zampier, no juventude, Davi Lucof, no infantil, e Pedro Henrique de Paula, Leonardo Matras e Danillo Callegari, no pré-mirim. A competição será realizada no dia 18 de maio, a partir das 08 horas.
Copa Tribuna - Fantasminha se complica
Jogando nesta quarta-feira (14), em Londrina, o Operário Ferroviário acabou perdendo para o time local por 3 a 0, e fica com sua situação complicada para classificar-se à terceira etapa da Copa Tribuna de Juniores. No outro jogo da chave o Cianorte venceu a Portuguesa Londrinense por 5 a 1. A classificação da chave tem o Londrina, em primeiro lugar com seis pontos, Cianorte em segundo, com três, e Operário e Portuguesa Londrinense na última colocação, com apenas um ponto ganho.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Regional dos JOCOP's inicia sexta em Ivaí
Pela primeira vez em sua história, a cidade de Ivaí estarará sediando, a partir da próxima sexta-feira, 12 de maio, uma fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná. O cerimonial de abertura está previsto para às 19 horas, no Ginásio Municipal, com o desfile das escolas participantes. estarão disputa as modalidades de basquete, atletismo, tênis de mesa, xadrez, futebol de campo, handebol, futsal e vôlei. O campeão das classes A e B ganha o direito de seguir em frente na competição, disputando a fase macro-regional na cidade de Pinhão.
Copa Tribuna - Operário precisa de bom resultado
Se a parte final da primeira etapa da Copa Tribuna não foi boa para o Operário, o empate em casa, no último sábado, contra a Portuguesa Londrinense não foi diferente. Mostrando pouca tranqüilidade na hora da definição o fantasminha ficou no empate em 0 a 0 com o time visitante. Diante disso, o time do técnico Toninho Paraná tem uma cartada decisiva, logo mais, contra o Londrina, líder da chave, e que tem a vantagem de jogar em casa. O treinador ponta-grossense poderá utilizar alguns atletas que estavam servindo o time profissional, e por isso deverá ser um time mais coeso.
terça-feira, 13 de maio de 2008
SESC lança o Dia do Desafio
A regional do SESC em Ponta Grossa lançou nesta manhã, o dia internacional do desafio. O evento consiste em que as pessoas, durante 15 minutos, executem atividade física, e liguem para a central promotora informando o número de participantes. Cada cidade participante concorre com localidades de outros países, e aquela que tenha envolvido o maior número proporcional de pessoas da comunidade é declarada campeão. O Dia do Desafio inicia às 08 horas e termina às 21 horas do próximo dia 28. Mais à frente traremos novidades.
Taça Paraná - em preparação Guarani/Sepam vence em Guarapuava
A recém formada equipe de futsal sub-11 do Guarani/Sepam, que conta com o patrocínio da Madcompen, H. Costa Engenharia, Trigo Branco e Retimaq, jogou amistosamente nesta terça-feira (13), na cidade de Guarapuava. Para aproveitar a viagem, o técnico Marcelo Lara, o Larinha, programou duas partidas em menos de três horas. Foram duas vitórias, que mostram a força do time ponta-grossense. No primeiro jogo, contra o Deportivo, o placar foi elástico - 6 a 2 para o Guarani/Sepam. No segundo confronto, contra o Guarapuava Esporte Clube, a dificuldade de vitória foi demonstrada pelo placar apertado de 3 a 2. Assim, o Guarani/Sepam encerra os jogos de preparação para a 1a. fase da Taça Paraná, que acontece em Ponta Grossa, entre os dias 16 e 18 deste mês, próximo final de semana. Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes Osni Vilaca Mongruel, do Colégio Sepam. Na sexta (16), a rodada começa às 19h30, com o Guarani/Sepam enfrentando o Alex Radiadores, outro representante de Ponta Grossa na competição. Na seqüência jogam Paraná Clube contra Cornélio Procópio. No sábado os confrontos acontecem a partir das 18 horas, e domingo a primeira partida inicia às 09h30.
Chave ouro - Santa Paula perde, mas sai aplaudido
Definitivamente o Santa Paula/SER incorporou o espírito da chave ouro. A derrota desta noite para o agora líder Umuarama, não fugiu dos prognósticos, mas há de se considerar a vontade e disposição que o time pontagrossense vem demonstrando nos últimos confrontos. A vitória do time visitante começou a se desenhar aos 12 minutos do primeiro tempo, quando o pivô Vítor fez bem a função, girando em cima do seu marcador e chutando forte, para fazer um a zero. Quando faltavam 4 minutos para o término da etapa Alex fez dois a zero. O segundo tempo foi menos movimentado, e o Umuarama voltou a marcar aos 17 minutos, através de Júlio.
Os desfalques principais do Santa Paula/SER foram o ala Franklin, ainda se recuperando de contusão, e Manta, que se recusou a jogar por estar com seus salários atrasados.
Inferno astral fora da quadra
Se dentro das quatro linhas o time ponta-grossense demonstra evolução, fora delas a situação é bem diferente. Uma discussão dentro dos vestiários após o jogo em que o Santa Paula derrotou o Medianeira por 6 a 2, em que se envolveram Manta e o presidente do clube, Nereu Malaquias, foi a gota d'água para o atleta não atuar nesta noite. O presidente havia prometido aos jogadores que dividiria o líquido da renda da partida entre aqueles que estão com salários atrasados. No vestiário, Nereu teria repassado R$ 100 reais a sete atletas. Quando Manta chegou para receber sua parte, o presidente teria afirmado que não o pagaria. Isto agussou os ânimos, e o pessoal do "deixa disso" teve que interferir. Sensibilizados, os sete atletas fizeram uma vaquinha, e repassaram R$ 70 reais ao jogador. Infelizmente se foram os tempos de vacas gordas. Na tarde de hoje (13) diretores do Santa Paula e da Secretaria de Esportes, também envolvida no projeto no futsal, estiveram reunidos por algumas horas, mas pouco se sabe do resultado do encontro. Quanto aos jogadores, parece que existe a expectativa que algo seja acertado até a próxima semana. Laio, um dos destaques da equipe, afirmou a nossa reportagem "que o time vive um bom momento, mas que o dinheiro também é importante". No final da partida contra o Umuarama notamos que o pivô do Santa Paula/SER conversou por alguns minutos com um dirigente da time visitante. Será? Com o resultado de hoje o time da nossa cidade permanece na nona colocação, mesmo porque os jogos da rodada só serão realizados no final de semana.
Os desfalques principais do Santa Paula/SER foram o ala Franklin, ainda se recuperando de contusão, e Manta, que se recusou a jogar por estar com seus salários atrasados.
Inferno astral fora da quadra
Se dentro das quatro linhas o time ponta-grossense demonstra evolução, fora delas a situação é bem diferente. Uma discussão dentro dos vestiários após o jogo em que o Santa Paula derrotou o Medianeira por 6 a 2, em que se envolveram Manta e o presidente do clube, Nereu Malaquias, foi a gota d'água para o atleta não atuar nesta noite. O presidente havia prometido aos jogadores que dividiria o líquido da renda da partida entre aqueles que estão com salários atrasados. No vestiário, Nereu teria repassado R$ 100 reais a sete atletas. Quando Manta chegou para receber sua parte, o presidente teria afirmado que não o pagaria. Isto agussou os ânimos, e o pessoal do "deixa disso" teve que interferir. Sensibilizados, os sete atletas fizeram uma vaquinha, e repassaram R$ 70 reais ao jogador. Infelizmente se foram os tempos de vacas gordas. Na tarde de hoje (13) diretores do Santa Paula e da Secretaria de Esportes, também envolvida no projeto no futsal, estiveram reunidos por algumas horas, mas pouco se sabe do resultado do encontro. Quanto aos jogadores, parece que existe a expectativa que algo seja acertado até a próxima semana. Laio, um dos destaques da equipe, afirmou a nossa reportagem "que o time vive um bom momento, mas que o dinheiro também é importante". No final da partida contra o Umuarama notamos que o pivô do Santa Paula/SER conversou por alguns minutos com um dirigente da time visitante. Será? Com o resultado de hoje o time da nossa cidade permanece na nona colocação, mesmo porque os jogos da rodada só serão realizados no final de semana.
domingo, 11 de maio de 2008
Futebol Amador - América vence o principal jogo da rodada
Foi realizada neste domingo a penúltima rodada da 1a. fase do Campeonato de Futebol Amador de Ponta Grossa. Somente a partida entre a Kurashiki e Santa Paula foi transferida para outra data, em função de um acordo entre os dois times. Nos outros jogos, o Palmeiras, mesmo jogando com dois atletas a mais, não conseguiu sair do empate em 1 a 1 com o União Campo Alegre. O Olinda venceu o Santo Antônio por 4 a 2. Numa partida tumultuada, e que terminou antes do tempo normal, o Valada derrotou a ARCAMP por 1 a 0. As informações que recebemos deste confronto foi de que o massagista da ARCAMP tentou agredir a arbitragem, inclusive sobrando tapa até para a representante da Liga de Futebol de Ponta Grossa. Segundo pessoas que estavam no local, até uma parte da torcida da ARCAMP entrou em campo. O árbitro da partida, mesmo com a presença da polícia, achou por bem terminar o jogo antes do tempo normal. No último confronto da rodada, América e Itaiacoca, ambos com 18 pontos, fizeram uma partida movimentada. O Itaiacoca jogava bem inclusive tendo perdido duas chances claras de gol, quando aos28 minutos do segundo tempo, Leandro recebeu a bola em posição duvidosa e tocou no canto do goleiro do América. Final de partida América 1, Itaiacoca 0. Depois do encerramento do jogo uma torcedora entrou em campo para tomar satisfação com a arbitragem, reclamando do possível gol em empedimento. Se não fosse a presença providencial do representante da Liga, teria sobrado tapa para todos, arbitragem e a senhora valente. A classificação tem o Olinda em primeiro, com 23 pontos, América com 21, Itaiacoca 18, ARCAMP 17, Valada 12, Kurashiki 11, Palmeiras 11, Santa Paula 10, UCA 8, Santo Antônio 7 e a AABB em último, sem ter somado pontos até agora.
Taça Paraná - Clube Verde se classifica em segundo
Num dos outros quadrangulares da Taça Paraná sub-17, o Clube Verde jogou em Curitiba, e conquistou o segundo lugar da chave, e a classificação para a semi-final. A equipe do técnico Cláudio Schleder, o Leitão, derrotou Laranjeiras do Sul, na sexta-feira, por 9 a 1, perdeu no sábado para o Paraná Clube, por 8 a 4, e neste domingo (11) venceu o Clube Curitibano por 8 a 2.
Taça Paraná - SER/Santa Paula passa à 2a. fase
Jogando em Ponta Grossa, durante o final de semana, o SER/Santa Paula, base da seleção da cidade, que disputará a divisão B dos Jogos da Juventude deste ano, classificou-se para a 3a. fase da Taça Paraná sub-17, e está entre as 8 melhores equipes do estado. O time do técnico José Alves de Faria Filho, o Zézinho, iniciou sua campanha vencendo a AABB de Curitiba, na sexta-feira, por 3 a 2. No sábado os ponta-grossenses foram surpreendidos pelo representante de Londrina, perdendo por 3 a 2. Na última rodada até a equipe de Guarapuava, que havia perdido os dois primeiros jogos, chegou em condições de classificação. Porém, o SER/Santa Paula atuou de forma convincente, fechando sua particição com vitória de 6 a 3 sobre os Guarapuavanos. Com os resultados Ponta Grossa terminou em primeiro lugar, com seis pontos, e 3 gols de saldo. Londrina foi o outro classificado, fechando com a mesma pontuação, mas com 2 gols de saldo.
Já no final da partida o técnico Zézinho fez solicitação oficial para que a cidade sedia um dos quadrangulares da semi-final.
Já no final da partida o técnico Zézinho fez solicitação oficial para que a cidade sedia um dos quadrangulares da semi-final.
sábado, 10 de maio de 2008
Chave ouro - Santa Paula empolgante
As pessoas que foram ao Ginásio Oscar Pereira, nesta noite fria de sábado, e que imaginavam que o Santa Paula/SER iria ser dentro de quadra o retrato dos problemas enfrentados fora dela, acabou sendo surpreendido por um time empolgante, vibrador, e que de longe retrata salários atrasados, cheques sem fundos e outras dívidas. Por duas vezes o time do técnico Danilo Martins esteve atrás no placar, mas encontrou forças para virar a partida, e golear o Medianeira por 6 a 2. Jackson abriu o marcador para os visitantes aos 18 minutos do primeiro tempo. Logo em seguida Beto empatou através de cobrança de tiro livre. Aos 3 minutos da segunda etapa Valdo colocou o Medianeira à frente novamente. Porém, Fuça empatou no primeiro ataque do time ponta-grossense. A partir daí o que se viu foi um poder de reação excepcional do Santa Paula/SER. Aos 10 minutos Felipe aproveitou a bobeira da defesa visitante, para fazer 3 a 2. Menos de um minuto depois Laio ampliou para 4 a 2. Com China expulso por jogada violenta, os comandados de Danilo armaram um contra-ataque, e Fuça fez 5 a 2. Faltando 4 minutos para o encerramento do jogo Beto, chutando entre as pernas do goleiro Guéu, fechou a goleada em 6 a 2. Os outros jogos da chave foram: Paranavaí 2 x 3 Cianorte, Maringá 3 x 1 Francisco Beltrão, Pato Branco 3 x 2 Campo Mourão, Toledo 3 x 2 Palotina, Marechal Cândido Rondon 4 x 2 Foz do Iguaçu, e Cascavel 2 x 4 Londrina. Com este resultado o Santa Paula/SER pulou para a 9a. colocação, com 10 pontos ganhos. O próximo jogo do representante de Ponta Grossa será na terça-feira, dia 13 de maio, às 20h30, no Ginásio Oscar Pereira. O adversário é nada mais nada menos do que o vice-líder da competição, o Umuarama.
Copa Tribuna - Fantasminha só empata
O Operário estreou nesta tarde, na segunda fase da Copa Tribuna de Juniores. O fantasma enfrentou a Portuguesa Londrinense, e não teve futebol suficiente para furar a retranca adversária, ficando no empate em zero a zero. O volume de jogo do time do técnico Toninho Paraná até que foi bom, mas as finalizações não. Os ponta-grossenses tiveram um gol anulado do atacante Jeferson, e uma bola na trave do estreante Maike. O confronto aconteceu no estádio Germano Kruger. No outro jogo do grupo H, o Londrina venceu o Cianorte fora de casa por 1 a 0, e tem a liderança isolada. Na quarta-feira o Operário enfrenta o Londrina. Nesta fase da Copa Tribuna somente o primeiro colocado de cada chave se classifica para a semi-final.
Torneio interno de suíço do Clube Guarani
Tem prosseguimento nesta terça-feira, o campeonato de futebol suíço do Guarani. Os jogos para este dia 13 de maio são: 19:00 - Brasil x Paraná/MR Veículos, e 20:00 - Posto Lavagil x Definitiva Informática. Na quinta, mais três partidas - 19:00 - Tabajara x Definitiva Informática, 20:00 - Masisa Logística x Madcompen, e 21:00 - Masisa Florestal x Lojão do Keyma.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Brasil terá ponta-grossense no pan de ciclismo
Defendendo a equipe de ciclismo de Londrina há um ano, o ponta-grossense Maurício Kanpp foi convocado mais uma vez para a seleção brasileira júnior. Ele, que teve ótimos resultados nas duas competições internacionais que disputou, terá treinamentos em Criciúma - SC, e entre os dias 14 e 17 de junho defenderá o Brasil no Pan-americano de Cuenca, no equador.
Assinar:
Postagens (Atom)